31 janeiro, 2014

Resenha: A Metamorfose - Franz Kafka

Livro: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520924914
Ano: 2011
Páginas: 70
Sinopse: A Metamorfose, novela publicada em 1915, é uma narrativa fantástica em que o personagem central, Gregor Samsa, ao despertar certa manhã, "depois de um sono intranquilo, achou-se em sua cama convertido em um monstruoso inseto".  Depois desse começo ab-rupto, a história se desenvolve em torno das mudança de comportamento que Gregor observa em si e na sua família."


  A Metamorfose conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que só trabalha nessa profissão para ajudar a pagar a divida dos pais e manter sua família.

  Numa certa manhã, Gregor acorda indisposto para ir trabalhar, e é quando percebe que sofreu uma metamorfose, e que se transformou num grotesco inseto.

  Gregor torna-se um estorvo para a sua família, e logo é isolado em seu quarto. Inicialmente, a irmã de Gregor, Grete, que assume a responsabilidade de alimentar e cuidar do irmão. Logo Grete, e o resto da família, desprezam tanto o Gregor, que nem sua saúde, não lhes importam mais.

   A novela escrita por Franz Kafka, foi publicada em 1915, é narrada em terceira pessoa, com uma linguagem  característica da época.

  Eu li essa novela no segundo ano do ensino médio, e na época, eu achei a novela muito interessante. O Franz Kafka mostra a opressão de um trabalho "forçado" para manter uma família, e a indiferença e o desprezo que essa família tem por Gregor. E isso faz com que a pessoa se sinta um "lixo", ou melhor, um inseto, e essa é a mensagem que Kafka tenta passar em sua obra.

  Um boa novela, mas se deve prestar muita atenção quando vai lê-la, para que você consiga compreender melhor a obra.

Beijos e até mais!



~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

2 comentários:

  1. Eu li esse livro olhando pros lados para ver se não tinha nenhum inseto indesejado! kkkkkkk
    http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/


    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Hahahaha ele dá um pouquinho de receio

      Beijos

      Excluir