31 março, 2014

Resenha: Mentes Perigosas - Ana Beatriz Barbosa Silva.

Livro: Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Fontanar
ISBN: 9788573029161
Ano: 2008
Páginas: 210

Sinopse: Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem."Mentes Perigosas" discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "predadores sociais" com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de "pessoas do bem".
Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloqüentes, "inteligentes" e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade.
Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns.


  Olá galera, tudo bem com vocês?
  Aqui estou para mais uma resenha. Dessa vez com um livro bem perturbador no que diz respeito ao fato de estarmos sempre rodeados de grandes e quase inevitáveis perigos. Bem, antes de falar do conteúdo em si do livro, quero ressaltar a estrutura do mesmo.

  A especialista Ana Beatriz, se preocupou em deixar bem claro, cada detalhe, cada passagem do livro, para isso dividiu em várias partes que pudesse dar um melhor acesso ao leitor, tais como: relatos reais, relatos acompanhados de hipóteses (de caráter as vezes fictício propondo exemplos para um fácil entendimento), pesquisas de especialistas no caso, as várias experiências feitas ao redor do mundo, enfim, o livro nos remete a complexidade do assunto e na correria e disponibilidade desses especialistas em busca de respostas e soluções que amenizem o poder devastador que os psicopatas possuem no nosso meio. Isso mesmo, psicopatas! O livro se embasa e nos leva a fundo a como trabalha a mente desses seres desprovidos de amor, solidariedade, culpa, emoção, e de qualquer sentimento de afeto.

  O livro os coloca como verdadeiros "predadores" que só buscam beneficiar a si mesmos, mesmo que isso custe a vida de alguém. O livro é por partes complexo, impressionante, quase difícil de se acreditar, pois se trata de algo que está bem próximo de nós, algo que está incluso no dia a dia de cada um, e como toda essa força psicopata, tem um poder destrutivo na vida de quem é vitimado.

  O leitor tem que levar em consideração, que o livro propriamente dito, não nos leva a diagnosticar de fato alguém que venha a ser psicopata, nada disso! Até porque a própria autora e especialista afirma que a psicopatia é um fato de dimensões super complexas e que até mesmo profissionais da área tentam, e sem sucesso, estabelecer padrões para essa doença mental. O que de fato o livro nos dá, são subsídios que nos leva a entender e a se proteger dessas mentes perversas.

  Se trata de um livro que vale muito a pena conferir, pois além de estudar a psicopatia em si, estabelece os requisitos do comportamento humano, desde suas raízes biológicas, até suas raízes sociais e culturais.

  Então é isso galera, espero ter esclarecido um breve entendimento do livro e sua estrutura, e como ele nos auxiliará no combate de um perigo que é tão comum, infelizmente, e destrutivo. E que possamos seguir, apesar de tudo isso, na esperança de dias melhores, mesmo que o ser humano muitas vezes apresente disfunções quanto a isso.

Beijos!
Mateus M.
~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

3 comentários:

  1. Eu já li esse livro e é muito bom. É bem assustador, pode te deixar paranoica haha www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
  2. Esclareceu e muito, tenho vontade de ler esse livro, mas sempre fico com um pé atras, depois de sua resenha pretendo dar uma chance :)
    Adorei o blog, sou do grupo do face Divulga o teu blog e valeu por me mandar seu link ^^
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempinho já que li esse livro e gostei bastante! Achei que esclarece muita coisa sobre psicopatia.
    Adorei o post! Bjos!
    www.lendoodia.com.br

    ResponderExcluir