23 junho, 2014

Resenha: Brilho - Amy Kathleen Ryan

Livro: Brilho (Em busca de um novo mundo #1)
Autor: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração editorial
ISBN: 9788581300733
Ano: 2013
Páginas: 354
Sinopse: Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.

  Oi, galera! Tudo bem!?

  Muitas leituras durante estas semanas repletas de feriado? Aqui no Rio está tenso... Durante a semana, após terminar "Teardrop" eu comecei "Brilho".

   A minha única ressalva ao iniciar esta leitura foi a idade da Waverly, que tem 15 anos. Mas nem de longe isso me incomodou durante a leitura.

  Achei o tipo de escrita gostosa, e cada "bloco"  de capítulo é narrado do ponto de vista de um personagem. Alternando entre a Waverly e o Kieran. Achei isso bem interessante. E pra quem gosta, cada "bloco" de capítulo termina com um cliffhanger  que te deixa ansioso pelo próximo bloco daquele personagem.


  A história vai muito além do distópico Y.A. que estou acostumada, geralmente o problema é apenas político, nesse caso o problema se estende para o cunho religioso. Em diversos momentos você se pega contestando os acontecimentos, ponderando.

  A Waverly está longe de ser fraca, "inútil" e chatinha. Ela é forte, decidida e questionadora. Gosto de personagens femininos que fogem ao esteriótipo  "Bella Swan" nos primeiros livros (Nada contra, eu gostei quando li e li todos, mas vamos concordar que ela era muito chatinha ;) )

  Eu estou nessa vibe sci-fi e no inicio fiquei mais curiosa pela viagem no espaço, que me lembra o mote de "através do universo". Mas acabou que o foco é diferente.

  Curti e vou querer continuar a série! Espero que a personagem não caia no que eu chamo de "Síndrome do segundo livro".


Beijos e até a próxima! Boa semana!






~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

8 comentários:

  1. Que delícia de livro,gosto de personagens femininos fortes também,a capa é linda em?É um tipo de livro que leria com certeza,adorei sua resenha,me deu gostinho de quero mais.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simeia! Sim! a capa brilha rs, lindeza!
      Obrigada! :) se ler me conta o que achou!

      bjss

      Excluir
  2. Oi May, tudo bom?
    Morro de vontade de ler esse livro. Adorei a sua resenha! Quero muito ler esse livro *o*
    Beijos, Rob
    :*

    ResponderExcluir
  3. Acho legal livro assim porque da para saber direitinho tudo o que os personagens pensam.
    Beijos !
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi May! Parece um livro muito bom, interessante ele ir além dos temas políticos e se estender para problemas religiosos. Nossa, to fugindo de livros com protagonistas estilo "Bella Swan", chata demais, credo haha. Que boom que a protagonista não é assim e vamos torcer para que não vire.
    Espero ler esse livro em breve =)

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiee.

    Eu ainda não tive a coragem de ler este livro rs, mas se caso o fizer espero gostar.
    Boa resenha.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Não me interessei muito pelo livro, apesar da capa ser bem bonita.

    ResponderExcluir
  7. Oi May!

    Nossa! Amo essa capa! Adoro todo esse brilho! *----*
    Mas como é uma série e eu fujo delas, acabei não me interessando...

    Mas quem sabe um dia não é?!

    Beijokinhaaa!

    ResponderExcluir