18 julho, 2014

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Livro: As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-325-2233-7
Ano: 2007
Páginas: 224
Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinitos, o roteirista Stephen Chbisky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.


  As vantagens de ser invisível conta a história de Charlie, nome que o personagem escolheu para assinar suas cartas, um garoto de 15 anos, solitário, tímido, e sem amigos, que tem que lidar com a morte de sua Tia Helen, e com o suicídio de seu melhor amigo, entre outras coisas em seu ambiente escolar e familiar.

 Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim. 

  Assim que Charlie entra no ensino médio, ele decide que deve "participar", e procura conhecer outras pessoas do seu colégio. E é onde ele conhece três pessoas que se tornaram muito importantes para ele, que são: Bill, seu professor, Sam e Patrick. E assim, Charlie passa a ler livros incríveis que seu professor indica, e passa a viver experiências que nunca tinha vivido com Sam e Patrick.


  O livro é todo narrado por cartas, onde Charlie conta sua vida, os acontecimentos do seu dia-a-dia, e suas aventuras, que ele está disposto a experimentar todas, com seus novos amigos. Sam e Patrick são aquele tipo de amigos que estão dispostos a fazerem de tudo, o que é certo e o que não é, mas sempre do seu lado, e isso é muito legal.


  Eu simplesmente amei o livro, queria ler ele faz algum tempinho, mas só tive a oportunidade de ler agora. E tanto o livro quanto o filme, são perfeitos. Me identifiquei em certos pontos com Charlie, e adorei sentir como se o Charlie estivesse escrevendo aquelas cartas para mim. O que me fez querer, em algumas vezes, responder as cartas dele.


  A narrativa do autor é ótima, ele aborda vários assuntos como: drogas, sexo, problemas familiares, problemas que os adolescentes passam, primeiro amor, não se adequar na sociedade, e tudo de uma forma divertida, descontraída, o que eu gostei muito. Sem contar que tem vários quotes que eu amei. As vantagens de ser invisível, virou um dos meus queridinhos. Recomendo ele, é simplesmente perfeito. E para quem não viu o filme, também não fica nada para trás. Muito bom!

  Eu li esse livro na Maratona Literária #EuSouDoideira II, então vou deixar a música que escolhi, que faz parte do filme, para vocês conferirem!


  Espero que tenham gostado da resenha e da música. Quero saber o que vocês acharam do livro e/ou do filme. E eu tenho um recado para o Charlie: Eu também me sinto infinito <3


Super beijo e até mais!







~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, tudo bem?
    Adorei a resenha e gostei de ver uma opinião diferente sobre esse livro. Já vi muitas resenhas negativas sobre ele, e na maioria das vezes as pessoas o acham bem diferente do filme, e até preferem o filme... Vai entender. rs Eu não tenho muita curiosidade sobre ele, mas até assistiria o filme. :)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Oi De!!!
    Eu ainda não li esse livro, mas agora me empolguei haha
    Acho bem bacana quando a trama é narrada em forma de cartas. Parece um ótimo livro, ainda mais sabendo que ficasse com vontade de responder as cartas, haha, muito legal =)

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiew, eu já vi o filme, mas o livro ainda não li. E não sabia que ele era todo escrito por cartas e achei legal ele ser escrito assim. bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm gostei muito desse livro, é muito envolvente, e me deu até vontade de ler novamente..rs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dê, ainda não li o livro e tenho muita curiosidade. Também ainda não assisti ao filme, mas pretendo em breve. Adorei sua resenha, me deu mais vontade de ler.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dee!!!
    Eu assisti ao filme e após a sessão de cinema encomendei o livro porque amei a história! Acho que esse é uma das minhas leituras preferidas dos últimos anos... :)
    E a trilha sonora do filme é muito boa, né?
    Beijo.
    Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. oi migaaa,finquei com mais vontade de ler agora...... sua resenha ficou ótima,bem detalhada..quem sabe consigo ler ainda esse ano né?
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li este livro, mas estou curiosa, pois sempre dizem algo bom dele.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não li o livro ainda, mas tenho muita vontade. Parece ser um livro muito bom.
    Adorei a resenha.

    eueminhapequenaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir