15 setembro, 2014

Cuidados com os nossos livros

  Heeeeeey, pessoinhas! Tudo bem?
  Caso vocês ainda não saibam, eu faço curso de Biblioteconomia, e essa semana que passou, meu professor de Organização me apavorou um pouco kkkk Ele mostrou para nós os bichinhos que podem vir atacar nossos livros, caso eles não sejam limpos e cuidados do modo certo.
  Como eu fiquei apavorada, e corri para casa para examinar meus preciosos, resolvi fazer um post sobre como devemos limpar as estantes e os nosso preciosos.

Foto: Google

  Primeiro, vou falar todos "bichinhos" que me deixaram tão apavorada!

  • Ratos;
  • Brocas;
  • Baratas (sabem aqueles furinhos que as páginas tem? Pois é, são elas que fazem);
  • Traças;
  • Fungos;
  • Cupins; 
  Agora, como devemos limpar nossa estante para evitar esses bichinhos?

  • NUNCA limpar a estante com pano úmido ou molhado. Os fungos adoram umidade, portanto não limpem com água os livros e as estantes, isso pode fazer com que criem fungos, e isso faz um terrível estrago nos nossos livros;
  • Evite estantes de madeiras. Madeira atraí cupim e também as baratas, que podem vir atacar além da estante, seus livros. O recomendável é ter uma estante de ferro;
  • Limpe sua estante no mínimo uma vez por semana;
  • Use o aspirador de pó para limpar sua estante. O aspirador além de tirar toda a poeira, também remove os bichinhos que ficam escondidos;
  • Não deixe seus livros e/ou estante expostos ao sol. Isso faz com que as folhas de seus livros fiquem secas e quebradiças;
  • Procure deixar seus livros em lugares arejados;
  • Nunca coma quando estiver lendo. Podem cair restos de comidas entre as páginas, e isso é paraíso para os bichos;
  • Lave suas mãos antes de tocar seus livros. Nossa mão além de ser gordurosa, podem conter restos de alimentos, que podem sujar e atrair os bichos;
  Então é isso, pessoal! Estou aprendendo muitas coisas no curso, que vou tentar repassar para vocês <3 Caso tenham alguma dúvida, escrevam nos comentários, que tentarei responder, e caso não consiga, terei o maior prazer de perguntar para meu professor. Espero que tenham gostado!

Beijinhos e até mais!







~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

23 comentários:

  1. Arrasou, Dee!
    Post de utilidade pública !!!
    :D

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus ! Vou mudar já minha forma de limpar minha prateleira !!
    Claro que nunca colocava os livros em cima de nada úmido, mas sempre passei um pano úmido, e dps de uma meia hora colocava os livros de vola :S
    Ah, com certeza isso me ajudou muito !!!

    ResponderExcluir
  3. Olha, a coisa que mais me dói é pensar em estantes de ferro... Até as mais bonitas ainda sao feias perto das estantes de madeira! Ahuheu! Consegui fazer uma em que, diz a garantia, a madeira tem proteção contra cupim, então espero que eles estejam seguros! E agora que você falou sobre local arejado que percebi, eu fui criada, desde pequena, a ter estante no corredor. Acho lindo, pratico, no local perfeito pra ir pro banheiro ou pro quarto aheuaue! E agora notei que alem de tudo isso, também fica ótimo para arejar a estante, afinal nao pega sol, mas está sempre arejada por causa do vento \o Caramba, minha mãe é um gênio!

    Por acaso, muito legal seu curso! *.* Por favor, nos conte td o que sabe, cuidado com livros nunca é demais \o

    ResponderExcluir
  4. Oii De, tudo bem? Gostei bastante do seu post, muito útil. A única parte do meu quarto que é arrumada constantemente é a minha estante. Gostei de saber suas dicas. Realmente não limpo com água, passo um lustra móvel nela e depois passo um pano seco para secar. Os livros eu passo um pano apenas para tirar a poeira. Minha estante é de madeira, mas acho que quando é bem cuidada não tem problema, estantes de ferros são feias e as vezes não muito práticas.

    Nunca como lendo um livro, pois além de sujar, eu não tenho habilidade motora para isso. Minha estante não fica no sol, mas em um local arejado.

    Adorei a postagem!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  5. Que postagem super útil!! Já vi muitas dicas de como cuidar dos livros, mas esta é a primeira em tempos com informações inéditas \o/
    Sempre escuto "não comer lendo", "lavar as mãos", "limpar 1 x por semana", "nunca colocá-los em plásticos", "não colocá-los na horizontal, apenas vertical". Mas nunca tinha visto ninguém falar claramente nos bichinhos ASSUSTADORES, apesar de já imaginá-los. Nunca vi essa regra de pano úmido (eu uso álcool em gel de limpeza) e evitar estante de madeira (droga, a minha é de madeira e retiro todos os livros, a limpo com aspirador e depois uso lustrador de madeira/móveis. Depois que seca recoloco os livros, após passar pano umedecido em álcool em gel neles.) - resumindo faço muita coisa errada. Então não devo passar nada nos livros? só o pano seco mesmo?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. PS.: Estantes em MDF podem ter cupins sim, é um mito achar que não: http://www.movstore.com.br/blog/3-mitos-sobre-o-mdf/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dee, tudo bem?

    Uma vez por mês eu tiro todos os meus livros da estante. Dou aquela folheada nas páginas para elas se soltarem, passo paninho, etc. Para limpar a estante, sempre uso produto próprio para madeira. Na capa dos livros uso só um pano mesmo ou um pano com álcool. Morro de medo de dar traça. etc na minha estante. Meus livros tb ficam fora do sol.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Dee.
    Aprender como limpar e cuidar dos livro é sempre muito útil, nunca deixo passar um post sobre o assunto, e sempre aprendo uma coisa nova.
    Eu não gosto de estante de ferro, a minha é de madeira, mas como é tratada, e sou bem cuidadoso, acredito que não terei problemas.
    E sim, eu sempre uso aspirador, resolvi fazer o teste um dia, e adorei, desde então, faço uso dele pra manter meus livrinhos impecáveis rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Antigamente meus livros ficavam dentro do armario, dai graaaaças as deus eu comprei uma estante e uma vez por mês dou um jeitinho neles :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Dee, bem legal as dicas! Mas eu tenho uns pecados ai, 1 - amo minha estante de madeira, acho muito mais bonita do que as de ferro, eu utilizao o aspirador de pó portátil ele não tem a potência do normal e é melhor pra limpar. Agora, não comer enquanto lê, não consigo! hahaha para mim nada melhor do que comer e tomar um café/chá enquanto leio!

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Adorei a postagem de utilidade pública. Que legal que faz Biblioteconomia, ano passado eu fiz Iniciação Científica neste curso e foi até que bem interessante. Eu não guardo meus livros em uma estante propriamente dita, coloco eles dentro do armário, sempre que eu me lembro estou tirando a poeira e mudando eles de lugar, acredito que eu cuide bem deles.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    AI MEU DEUS, acho que faço tudo errado! hahah
    Sempre limpo minhas estante (de madeira :s) com pano úmido! Sempre acho que pano seco não limpa direito. :/
    Obrigada pelas docas, mas.... acho que agora também estou apavorada! hahah

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Dee que legal você fazer Biblioteconomia! Vai poder trazer várias dicas legais pra gente e para todos que amam e cuidam dos seus babys de papel rs
    Como eu sempre fiava em duvida sobre como limpar a estante e os livros eu passo o espanador eles ao menos uma vez por semana, e como uma parte bate sol na parte da tarde, eu procuro deixar as cortinas fechadas.
    Gostei da dica de passar o aspirador de pó, acho que vou por em prática na próxima vez que for limpar a estante =)
    Sinceramente, não tenho paciencia para limpar tudo uma vez por semana não. É muita coisa, é muito peso para transportar rs mas como vira e mexe eu mudo alguns livros de lugar, eu acabo fazendo varias mini limpezas.

    Agora uma coisa que eu sempre quis saber: porque não devemos guardar os livros na horizontal? Com a falta de espaço eu acabo fazendo isso.. mas será que é ruim mesmo para os livro?! Pergunta a ele Dee *---*

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Tô lascada com estante de madeira e sol! /o\ Bom saber sobre o aspirador, minha faxineira só limpa lá com paninho úmido. E tenho que me controlar com o lance de comida, adoro ler e comer ao mesmo tempo. hahahaha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Dee, tudo bem? Que dicas importantes hein? Já vi que cometo erros, uso um pano úmido.. mas não vou fazer isso. Tenho uma estante de ferro, mas devo confessar que prefiro a de madeira e vou até ganhar uma assim. Enfim, adorei suas dicas e são muitos importantes para nós, amantes de leituras.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  16. Oie,

    Poxa as estantes de madeira são sempre mais bonitas, ainda não sei qual estante vou comprar, hoje uso a da sal pra poder guardar mas logo irei mudar ainda bem! Amei bastantes as dicas e gostei muito do curso, traga mais informações pra nós leitores!
    Eu tenho uma certa preguiça pra limpar os livros toda semana, então quase não faço isso, preciso mudar meus modos.

    Mayla

    ResponderExcluir
  17. Ai, socorro, sempre passei pano úmido na minha estante!! Mudando o modo de limpá-la em 3, 2, 1...

    Ainda bem que essa semana comprei um aspirador 2 em 1, que vem com um aspirador pequenininho... acho que vai ser muito útil! =)

    Agora, lavar a mão antes de pegar nos livros é algo que sempre fiz e de jeito nenhum que eu como ou bebo enquanto estou lendo! rs... Pelo menos algo eu fazia certo!

    Obrigada pelas dicas!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Denise,
    Fiquei apavorado agora. E se meus livros derem isso?? CARA, preciso limpá-los logo. Já tem um tempinho que eu não tiro todos da estante para limpar e ainda por cima, a minha estante é e madeira! O cuidado deve ser redobrado. kkk

    Amei o post :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Dee!

    Já seguia praticamente todas as dicas que você deu, menos a de usar aspirador de pó para limpar minhas prateleiras (até porque eu não tenho um aspirador de pó, então... haha). Enfim, adorei as dicas; elas são de extrema utilidade para aqueles que estão começando agora a formar uma "biblioteca particular"!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postagem mega útil!!!
      Você falou uma coisa, e agora eu estou meio apavorada, porque minha estante é de madeira rsrs e o medo dela ser atacada? :o Argh, nem posso imaginar umas coisas dessa kkkkk
      Como não tenho aspirador de pó, eu uso o espanador mesmo, e até que ele resolve meus problemas de pó rsrs

      Adorei!
      Beijinhos!

      Excluir
  20. Oi Dee!

    Conheci o blog recentemente e adorei!

    O post é muitooo util principalmente pra quem está começando a comprar livros agora, mas até pra mim que já tenho minha mini biblioteca pra limpar vou utilizar as dicas com certeza!! :D

    Muito bom o post!!

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante desse post, achei bacana você dar essa dicas e enquanto lia reparei que eu não faço nada disso, eu dificilmente limpo meus livros, às vezes só os troco de posição, dou uma folheada neles para ver se estão bem conservados, mas nunca tiro todos da estante e limpo a mesma, uma parte é porque tenho preguiça e outra porque não tenho esse costume mesmo kkkk Quanto a estante ser de ferro, eu acho tão mais bonitas as de madeira, não gosto das de ferro :S Enfim, adorei as dicas, continue postando coisas assim o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Não esqueçamos da HUMIDAAAAAADE (sim, com h), HAHAHAHAHAHA ♥

    ResponderExcluir