02 novembro, 2014

60º Feira do Livro de Porto Alegre

  Heeey, meus lindos! Tudo bem???
  Hoje venho falar da 60º Feira do Livro de Porto Alegre, aqui na minha cidade \o/ Então, vamos descobrir o que é essa feira, como e quando acontece, e o que rola nessa feira que é super bacana?!


  Realizada de forma ininterrupta há 60 anos, a Feira do Livro de Porto Alegre oferece obras de todos os gêneros. Também promove centenas de atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias por meio da programação cultural, que envolve escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, entre outros convidados.
  A primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do extinto Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia, no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores a participarem do evento. A ele juntaram-se profissionais do mundo editorial como Mário de Almeida Lima e Maurício Rosenblatt.
  O objetivo dos fundadores era popularizar o livro e leitura, uma vez que as livrarias eram consideradas ambientes elitistas na época, quando a cidade contava com apenas 400 mil habitantes. Com o slogan “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”, nascia na Praça da Alfândega, no centro histórico da capital gaúcha, a Feira do Livro de Porto Alegre. Na primeira edição, o evento contou com apenas com 14 barracas de madeira.
  Ao longo das décadas seguintes, a Feira do Livro de Porto Alegre cresceu em número de expositores, públicos e atrações, mas sem perder o seu caráter democrático e popular.
  Não vou colocar a programação da Feira, porque é muita coisa que rola, como: sessão de autógrafos, mesas-redondas, debates, programação infantil e juvenil, artística. Mas vou deixar o link com toda a programação e os dias (que você pode conferir aqui).
  A feira ocorre do dia 31 de outubro a 16 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre (RS).
  E para saber mais, basta conferir o site da Feira do Livro (clicando aqui), e a fanpage (aqui).
Beijos e até mais!
~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

15 comentários:

  1. Oi, Dee!

    Infelizmente, em minha cidade não ocorre nenhum evento de grande porte voltado ao meio literário. É triste, mas já me habituei. O que me resta é ir aos eventos promovidos por blogs e encontros de leitores! Espero que a feira desse ano seja a melhor de todas as edições!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Amora <3

    Queria TAAAAAAAANTO poder ir para Porto Alegre para ir na feira contigo, mas não vai dar. Cadê o dinheiro?! =( =( =(
    Vou me contentar com os eventos literários aqui de Campinas por enquanto, porque nem pra capital eu tenho ido. Mas lembre-se de que o aniversário de uma certa pessoa (eu \o/) está chegando. AHUAUHAUHAHA Se achar alguma coisa boa, me avise que eu deposito um dinheiro pra você me mandar, ok?! UHAUAHUAHAHU Adorei o post. <3

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  3. Que inveja! Rs... é tipo uma bienal, só que tem todo ano! Bem legal o jeito que eles começaram, pensando em popularizar o livro e a leitura. Aproveite a Feira!

    Beijo!

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá, essa feira parece ser bem legal e o melhor tem todo ano, mas como eu moro meio que longe nem da para participar então vou me contentar com a feira de sp em dois e dois anos =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Oii De, tudo bem? Nossa, a feira do livro de Porto Alegre é super conhecida, e tenho vontade de conhecer... e é legal que é todo ano!! :) Achei legal saber o modo que comentou. Se for algum dia, nos avise nos conte o que tem por lá. A empresa onde eu fiz estágio é patrocinadora =P


    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  6. Pena que eu estou em SP! Porque eu adoro tudo que é feira literária, pirei aqui durante a bienal hahaha. Mas, espero ainda ir em alguma de porto alegre, até porque eu sou louca pra conhecer o sul do país :)

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Acredita que na capital do meu estado estaa tendo uma feira do livro, mas como nao pude ir fiquei bem chateada! Até a Paula Pimenta estava!!! Bom eu sempre tenho muita vontade de frequentar essas feiras de livros, mas nunca consigo! Se você for, eu quero saber de tudo viu!

    Mayla

    ResponderExcluir
  8. Ahhh que máximo essa feira de Porto Alegre, por mim, podia ter aqui no Rio todo o mês =P Aproveite bastante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. ola flor! Que delícia essa feira, hein?! Na cidade vizinha também acontece uma (em Ribeirão Preto) porém não gosto muito dela, acaba não sendo quase nada voltado para os livros! O que é uma pena! :( Mas aí deve ser mais do que bom!
    bjus!

    ResponderExcluir
  11. Oi querida!
    Que inveja viu?! Aqui no só a cada dois anos ;/
    Já tinha ouvido falar da feira, espero um dia poder ir! Aproveita aí viu?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Um teletransporte pra POA, por favor!
    Esse lance de bienal 1 vez por ano (eu sou aloka que vai pra de SP porque não aguenta esperar 2 anos pra ver o povo) é muito pouco. Queria ir a todos os eventos literários possíveis!
    Aproveita bastante e depois conta pra gente como foi. :D
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Eu queria MUITO ir pra Feira do Livro, mas acho que vai ficar só pro ano que vem =\ Sou louca pra conhecer o Rio Grande do Sul ^^
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que lindo gente, a feira foi inspirada na minha amada feira itinerante <3
    Mas essa ai está muito chique.. muito mais próxima de uma bienal do que da feirinha hahaha
    Agora que eu já sei que acontece todo ano, vou programar minha viagem a POA na época em que a feira estiver acontecendo, porque ai da pra juntar duas coisas agradáveis né hahaha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Oiee tudo bem?

    Ah que legal essa feira, já oouvi algumas pessoas comentando nos grupos do face e tal, é como a bienal de vocês, deve ser tão perfeita quanto! Deveria ter muito mais feiras como essa ao longo do ano né? Saudades já de encontrar leitores, comprar livrossss e passear, além dos autógrafos que sempre é muito legal!

    Aproveite muito! Quem sabe um dia eu não vá pra POA bem na época da feira, adoraria *-*

    Beijos!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir