19 dezembro, 2014

Resenha: Pólvora - Tico Sta Cruz

Livro: Pólvora
Autor: Tico Sta Cruz
Editora: Belas-Letras
ISBN: 978-85-8174-156-7
Ano: 2014
Páginas: 168

Sinopse: A novela policial originalmente publicada na internet com mais de 300 mil leitores.
Pólvora é o livro proibido do roqueiro Tico Santa Cruz, definido pelo próprio autor como uma narrativa "psicótica, suja e violenta". Inicialmente escrito em capítulos curtos para postar em seu blog, em poucas semanas virou fenômeno na rede. Um leitura intensa e chocante sobre terror e caos, hipocrisia e preconceitos, política e serial killers. Mas, acima de tudo, sobre o lado mais sombrio de cada um de nós.


  Em Pólvora, terceiro livro do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, somos apresentados a um bancário cujo não sabemos, em momento algum, seu nome, que junto de uma enfermeira chamada Lorena, ou simplesmente Lore, embarcam em uma aventura que por onde passam, deixam um rastro de sexo, prazer e muita morte.

  "Ninguém tem o direito de me dizer o que devo ou não fazer com meu corpo ou com minha mente." p: 46 

  O livro já começa com um assalto, onde o bancário e Lore fazem sua primeira vítima. Mas esse assalto não se compara com o que esse trio vai fazer durante a trama.

  Reparem que disse trio logo acima. Trio porque logo nas primeiras páginas, somos apresentados também a Milene, uma garota bem abalada pelo episódio que ela flagrou seu namorado transando com seu irmão, na frente de sua avó inválida (fiquem tranquilos, isso não é spoiler). Ela se junta ao nosso personagem principal e Lore, que passam a aprontar cada vez mais.


  Lore conheceu nosso personagem principal, quando o mesmo foi levar seu sobrinho  para tomar vacina. A partir dai, os dois começam uma história bem louca de amor, onde Lore não se importa de como ou o que tem que fazer para conseguir prazer. Ela sente muito prazer na dor dos outros, o que também passa a excitar nosso bancário, que é muito influenciável por ela, e diz estar muito apaixonado.

  O livro é narrado em primeira pessoa, e pela visão do bancário. O que faz com que o leitor só saiba o ponto de vista de quem mata, de quem faz as coisas erradas, no caso, do nosso personagem principal. Não sabemos o que acontece com as vítimas depois que o crime acontece. Só sabemos o que é nos mostrado em forma indireta, como em um noticiário.


  O livro é muito pesado, com cenas bastante forte e inapropriada, na minha opinião, para menores. Tico Santa Cruz tem uma escrita muito boa, e apesar do livro ter uma temática forte, pesada, a leitura não é cansativa, flui bastante bem e é uma leitura rápida. Tico sabe deixar o leitor curioso a cada final de capítulo, que faz o leitor não largar o livro até saber o final.


  Falado em final, achei ele bem impactante. Não vou falar mais que isso para não dar spoilers, mas deixo minha recomendação para ler esse livro e meu agradecimento a nossa editora parceria Belas-Letras por ter cedido o exemplar para a resenha.

Beijos e até mais!







~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

17 comentários:

  1. Ola!
    eu ja tinha visto esse livro e lido varias resenhas do mesmo.
    cada resenha me da amis vontade de ler rsrs!! porem ainda nao tive tempo.
    mais irei conseguir em breve rsrs
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já ouvi falar muito deste livro, já tentei adquiri-lo, mas sem sucesso e sem dinheiro.
    Beijoos!

    ~ Aguardo sua visita e seu comentário ~
    www.livrosmitologiaeromance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi De, tudo bem? Já li algumas resenhas do livro, e tenho até certa curiosidade, mas um pouco de receio com toda a violência gratuita que acontece nele. Achei as ilustrações bem bonitas e que bom que a narrativa é fluida.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  4. OOoi,

    Desde quando fiquei sabendo do livro, as resenhas são bem parecidas. Em primeiro eu fiquei curiosa pela escrita do Tico, depois com receio com o vocabulario que ele usa, as vezes isso acaba atrapalhando a leitura.
    Mas mesmo assim, eu leria. Gosto muito das ilustrações do livro!


    Beijinhos!!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Já li. Tenho o Pdf dele. E é muito bom mesmo. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dee, tudo bem???

    Eu gosto de livros com temas fortes e bem pesados as vezes, mas tem que me chamar muita atenção... tenho visto muitas resenhas desse livro e cada uma traz um detalhe diferente de sua visão da leitura e mesmo assim não me interesso pela leitura dele... não sei... a premissa não me atraiu... mas fico feliz que tenha gostado Xero!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Bom, nunca fui muito com a cara do Tico e também nunca li nenhum livro dele (na verdade achei que esse era o primeiro e fiquei surpresa ao saber que tem outros).
    A premissa parece ser interessante, mas nada que me faria querer ler. A capa do livro, onde o nome do autor é maior do que o nome do livro me incomoda muito pois parece que a editora visa vender apenas pelo nome do cara.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  8. Olá, Denise!

    Pedro, o outro administrador lá do blog, já leu e resenhou esse livro também. Ao ler as duas resenhas, vejo algo em comum: a percepção de cenas fortes e a agressão gratuita. Achei a capa da obra fantástica, mas não sei se eu a leria, já que não sou muito fã de passagens de violência pura. Adorei a resenha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Também achei o livro muito pesado, com cenas fortes e muito impactantes. Violento demais para o meu gosto, aliás, realmente impróprio para menores. Não curti muito, mas acho que os fãs do gênero vão gostar.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oieee, eu nunca li nenhum livro do Tico e não tenho a minima vontade de ler, eu assisti aquele Reality que ele participou que na época passava-se na Rede Record (A Fazenda), não conhecia ele e depois que vi o tipo de pessoa que ele realmente era eu basicamente.... Nossa, que sujeito eihn!!! Não gosto de criticar as pessoas, mas eu nunca leria nada dele, não gosto do autor e creio que não gostarei dos seus livros, enfim, que bom que vc gostou do livro rsrs, eu nunca leria, mas mesmo assim valeu pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Sério que esse já é o terceiro livro do Tico?!
    algo que me afasta totalmente desse livro é o fato dele ser pesado. Não é o meu estilo de leitura e duvido que eu iria conseguir concluir este livro. Mas que bom que dele te agradou de alguma forma.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Dee, tudo bem
    Uma pena, mas toda essa temática pesada, violência, não me fariam bem. Gosto de ler um livro que me deixe nas nuvens, ou maravilhada, ou até triste, que me faça refletir, que me acrescente. E não vejo nada disso nesse enredo.
    Mesmo assim, a narrativa dele prende a atenção, então, para os fãs do gênero acho que ele vai agradar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Já conhecia a obra, já havia lido resenhas. De uns tempos para cá, ela vem me despertando interesse, a cada nova resenha lida, surge um fato novo que me faz querer lê-lo.
    Deus me livre passar por uma situação parecida com a da Milene. Não responderia pelos meus atos.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Já conhecia a obra, já havia lido resenhas. De uns tempos para cá, ela vem me despertando interesse, a cada nova resenha lida, surge um fato novo que me faz querer lê-lo.
    Deus me livre passar por uma situação parecida com a da Milene. Não responderia pelos meus atos.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  15. Tenho que confessar que não gosto do Tico. E como o livro contem cenas fortes e tal, acabo ficando desmotivada de dar uma chance a leitura. Mas que bom que você curtiu, para quem gosta da temática, o livro deve ser bem interessante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi De,

    Pelo que você falou sobre o livro ser pesado, com cenas fortes e violento e também por ter lido isto em outras resenhas, já me decidi a não ler este livro, pois realmente não gosto deste estilo de escrita, apesar de você deixar claro que a leitura flui.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu adorei a sua resenha, mas em contra partida não gostei da história. Por ser uma coisa pesada já me desmotivou a ler. Pra quem gosta de livros bem impactantes, esse deve ser bem legal, mas não é o meu caso.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir