10 janeiro, 2015

Resenha: Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Livro: Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
ISBN: 978-85-7855-238-1
Ano: 2014
Páginas: 208

Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o preso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. "Por que Indiana, João?" é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal "Cabine Literária" e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até adultos: o bullying. 

  Em Por que Indiana, João? conta a história de João Vitor Galeto, um garoto de 15 anos, extremamente tímido que cursa o segundo ano do ensino médio, e que sofre constantemente com o bullying praticado por seus colegas de classe.

Valentões também caem. 

   E em uma dessas agressões praticados por Guilherme, o valentão da turma, João acaba reagindo e atacando Guilherme. Mas o que João não imaginava era que seu melhor amigo estava gravando o ataque todo, e que esse vídeo viraria um hit na internet, mudando completamente a vida de João.


  O livro de estreia do Danilo Leonardi, criador e editor do Cabine Literária, é narrado em primeira pessoa, na visão do personagem principal. O que faz com que o leitor sinta o que João sofreu e como ele se sentiu antes, durante e depois das agressões.


  A escrita do Danilo é bem leve, fazendo com que a leitura flua,  apesar de abordar um tema um tanto pesado. Os personagens são muito bem construídos, tanto o personagem principal, quanto os personagens secundários, que contribuíram para que a história fosse ainda melhor.


  Fiquei cativada pela leitura logo nas primeiras páginas, que fez que eu devorasse o livro em poucas horas. Gostei muito do modo que o assunto bullying foi abordado. O livro mostra bem o que acontece dentro de algumas escolas, e como a escola e seus alunos reage sobre isso. E também mostra muito bem as consequências que o bullying trás para quem o sofre.
  Leiam! Leiam! E leiam! Super recomendo Por que Indiana, João?, foi uma ótima leitura para começar 2015. Com certeza é um dos meus favoritos do ano.

Beijos e até mais!







~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

11 comentários:

  1. Deeeeeeee!! ♥♥ E você falou tanto do meu livro e acabou lendo primeiro do que eu!! Só falta autografar ele agora... rsrs. Enfim, que legal que você gostou e a forma como o Danilo tratou o assunto, que apesar de ser algo pesado, foi feito com leveza.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raaaaaaaaaaaaaaafa :3 Tu precisa ler ele o mais rápido possível! Ele é muito bom! É, só faltou o autografo, mas na Bienal, se tudo der certo, vou conseguir \o/ Danilo é um lindo, adorei a escrita dele.

      Beijos

      Excluir
  2. Acredita que eu estava falando desse livro ontem?
    Agora que eu li a sua rresenha que eu quero mesmo ler.
    Parece incrível e ao mesmo tempo que complexo é leve. Ai, ai, ai! Quero agora.

    Beijos
    Bárbara
    Toca dos Livros
    www.btocadoslivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Bom, eu já vi alguns comentários sobre esse livro e confesso que desde quando o vi pela primeira vez quis ler porque a capa é simplesmente linda kkkk Mas lendo a sua resenha fiquei mais interessada ainda, eu gosto bastante de ler coisas sobre bullying, acho que a história do João deve ser muito bacana de acompanhar, mais ainda porque a escrita do utor é bem leve e faz com que a leitura seja fluida.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Até parece que ele não seria favorito né gata? HAHAHAHAH Antes de você ler ele já era :p
    Adorei a sua resenha! Indiquei esse livro para os meus alunos sobre o bullying. Quero ler esse livro em breve para saber o que acho sobre ele. HAHAHAH De tanto você e a Rafa falarem :p Adorei

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise!
    Vários colegas meus falaram mal desse livro, o que me desanimou completamente? Gosto da capa, acho o título muito criativo e curti o tema bullying, já que o debate sobre ele é atual e necessário.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise, tudo bem?

    Eu estou super interessada para ler este livro, fui na Bienal com o intuito de comprar o livro mas acabei não achando o estande (fui no fim de semana da Cassandra) devido ao tumulto. A capa me atraiu e o tema também, acredito que o bullying deve ser mencionado mesmo.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    tenho que começar falando do nome do livro... ele sempre me chamou atenção (não sei o por quê). Gosto de livros que retratam um pouco da realidade, já que o bullying é algo presente na vida de muitos adolescentes. Mas não é um livro que eu leria por agora, mas se eu tiver a oportunidade de lê-lo, não hesitarei ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sim, e porque Indiana? hahaha
    me mordo de curiosidade com esse título desde o lançamento do livro. A história me parece boa, e nunca devemos cansar de abordar esse tema! Mas não acho que seja uma leitura para mim agora..

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Vi mais opiniões negativas que positivas sobre esse livro, e tem um erro ortográfico na sinopse que me deu arrepios, hehe, então não estou animada para ler não. Apesar de achar muito legal ele abordar o bullying; de você ter gostado tanto e ter achado as personagens bem construídas, no momento passo a dica.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, De! Tudo bom???

    Eu li esse livro e resenhei também lá no blog, gostei MUITO! Adorei a sua resenha e tive as mesmas perspectivas.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir