18 fevereiro, 2015

Resenha: O Recruta - Robert Muchamore

Livro: O Recruta (Cherub #1)
Autor: Robert Muchamore
Editora: Fundamento
ISBN: 978-85-7676-940-8
Ano: 2011
Páginas: 296

Sinopse: Cherub é uma agência de espionagem.
Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem.
Mesmo para um adolescente, a rotina de James Choke era conturbada até demais - ele nunca procurava confusão, mas estava sempre metido em uma. E as coisas só pioraram quando a mãe do garoto morreu no mesmo dia em que ele foi expulso da escola depois de uma briga com uma colega de clsse.
James foi mandado para uma instituição de órfãos, onde encontra garotos com histórias ainda pires que as dele e que invariavelmente sairiam dali direto para uma curta e tensa vida de crimes.
Quando pensou que nada poderia mudar seu destino, James foi surpreendido com um convite para torna-se um agente da Cherub. Ele agarrou a chance e começou um treinamento que testou todos os seus limites físicos e psicológicos.
A primeira missão de James foi infiltrar-se em uma comunidade onde um grupo de terroristas poderia estar se escondendo. Mas será que ele estava realmente pronto para agir sem despertar suspeitas? Será que vai suportar a pressão de cumprir uma tarefa tão arriscada? O garoto terá que entender que no jogo de espiões da vida real não existe "continue" ou "restart". E que falhar não é uma opção.


  É meio difícil começar uma resenha, com uma sinopse como essa! Se você ler a sinopse, saberá exatamente do que se trata o livro, mas vou tentar resumir um pouco mais da história para vocês.
  Em Cherub, livro 1, O Recruta, conhecemos James Choke, um garoto que adora uma confusão, que até acaba sendo expulso da sua escola, por brigar com uma menina de sua classe, que estava caçoando de sua mãe, que é acima do peso. James odeia seu padrasto, Tio Ron,que também é pai de Lauren, sua irmã menor que também adora quando James se da mal, mas que no fundo, gosta muito dele.
  Mas os problemas de James começam quando a mãe dele morre. James acaba indo para uma espécie de orfanato e é obrigado a ficar longe de Lauren. Alguns dias mais tarde, James desperta num lugar completamente diferente do orfanato que ele estava, podemos dizer que esse lugar é muito mais luxoso e com muito mais recursos. Depois de ter uma conversa com o diretor desse lugar, James acaba descobrindo que está em Cherub, uma agência de espionagem, onde seus agentes são todos crianças e adolescentes.

- Mas por que usar crianças como espiões? - Porque crianças podem fazer coisas que adultos não podem.
  Lá, James passa por diversos testes para ver se é capacitado para continuar em Cherub. Depois de passar nesses testes, James começa a ter aulas de natação para superar seu medo de água e assim poder cursar o treinamento básico, onde será levado até seus limites, para ver se esta apto para participar das missões.

  James consegue passar por esse trenamento e depois de alguns dias é escalado para uma missão com Amy, sua professora de natação. Eles tem que se infiltrar numa comunidade e descobrir se lá realmente tem um grupo de terroristas. Mas será que James aguentará a pressão da primeira missão? Será que James e Amy vão se dar bem? Para saber, só se ler o livro.


  Eu solicitei O Recruta, porque acabei comprando o segundo livro Classe A, sem saber que era uma série e muito menos que era o segundo livro. Fui perceber isso só quando já estava em casa, e eu não ia voltar na livraria para trocar. Portanto, guardei o livro, e só iria lê-lo depois que lesse o primeiro. Foi ai que depois de firmar parceria com a Editora Fundamento, que tive a oportunidade de ler o primeiro livro, e confesso que valeu a espera.

  O livro é narrado em terceira pessoa, o que faz com que tenhamos uma ótima visão da história. James é um garoto muito encrenqueiro, mas apesar disso, é um ótimo garoto. Por mais que ele brigasse e se metesse em encrenca, eu já me via torcendo que tudo desse certo com ele, e quando isso acontece logo no começo, eu sinto que o livro vai ser bom. Ou melhor dizendo, ótimo!


  A história em si é bem diferente de tudo o que eu já li. Usar crianças como espiões, e não falo espiões mirins do tipo dos filmes da sessão da tarde, e sim espiões que tem um treinamento forte, puxado, como de um adulto, é muito surpreendente. Apesar de eles terem essa disciplina, eles são obrigados a estudar, o que achei muito bom. Mostra que eles não foram tirados de sua infância/adolescência, apesar que a vida ter feito isso por si própria. Cherub só acolhe crianças e adolescentes que perderam suas famílias, e lhes ensinam e dão muito mais oportunidades do que se eles estivem em orfanatos comuns ou na rua.


  Eu não tenho muito o que falar. O Recruta foi uma história que adorei do início ao fim. Não achei nada maçante. Você o lê muito rápido. Os capítulos são curtos (uma coisa que eu adoro, capítulos curtos são amor <3) e a história é bem objetiva. Acho que a maioria das pessoas que lerem, vão adorar, assim como eu. Em breve pretendo ler Classe A, o segundo livro da série, e volto para contar tudo a vocês. E aproveito para agradecer a Editora Fundamento e a fofa da Gi por terem cedido o exemplar para a resenha.

Beijos e até mais!






~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

27 comentários:

  1. Oi Dee, tudo bom? Recentemente li um livro com uma temática muito parecida, porém, o livro foi uma terrível decepção literária. Esse, por sinal, parece ser uma ótima leitura. Que bom que tu gostou. E ah, é super ruim quando compramos um livro achando que ele é aleatório e na verdade faz parte de uma série, né? Fico bem chateada quando é compra em uma livraria física e a vendedora não diz nada, af.
    Enfim... eu gostaria de ter sido uma criança escolhida para a Cherub <3 Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jessica, tudo ótimo e você? Que pena que você teve essa decepção :(
      Sim, odeio quando isso acontece! Os vendedores poderiam falar, dar umas dicas, sei lá, mas a maioria não faz, o que é muito triste <3

      Beijos <3

      Excluir
  2. Olá Denise,
    a leitura parece ser interessante com bastante aventura. Mas acho que o lado juvenil, para onde é redirecionado a historia não me fez querer tanto assim. Mas ainda sim guardei o nome, pois como você disse eles não são espiões de sessão da tarde, aposto que muito mais tem a oferecer a historia.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise!
    Gosto de livros com história mais juvenil por terem uma abordagem bem mais leve dos que estou acostumada a ler.
    A trama não é do tipo que me agrada (fujo desse tipo de histórias até mesmo nos filmes, nunca consegue me prender até o final), mas parece ter sido uma leitura bem bacana. Espero que o segundo livro seja tão bom quanto ele.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Oi Dê o livro parece ser um daqueles que tem cenas de aventura o tempo todo, com um sinopse dessa imagino que seja muito difícil resenhar mesma, a sinopse basicamente falou tudo haha.
    Porém sua resenha complementou muito bem o enredo.
    Beijos
    http://garotaliterary.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Dê
    Não gostei muito da capa do livro. A sinopse mais ou menos, mas que me fez ter vontade de ler foi a resenha.
    Parabéns por ela ><

    ResponderExcluir
  6. Oi Dee. Tudo bem???

    Realmente quando comecei a ler a resenha me veio a mente os filmes de espiões mirins da sessão da tarde, mas, como você mesmo disse, esses não são de filme.
    Fiquei bem curiosa para saber se ele vai conseguir retomar o contato com sua irmã menor. Acho um dó quando separam irmãos! Legal também só recrutarem crianças que perderam a família, assim eles tem uma chance. Moral da história: já estou louca para ler e desvendar esse livro por mim mesma! :D :D
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  7. Oii Dee,

    Eu não li ainda, na verdade não tinha conhecimento da obra, mas eu gostei do enredo e a primeira coisa que me veio a cabeça foi Sessão da Tarde! HHAHAHA Gosto disso, acho muito bom o fato da leitura ser em terceira pessoa para poder ter uma visão melhor e gostei de saber que os treinamentos são pesados.
    São quantos no total??
    Fiquei bem afim de ler.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. adorei!
    primeira resenha q leio desse livro e já me empolguei pela leitura. adoro livros nesse estilo.só n curti muito a capa do livro.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Eu sou mestre em fazer isso, de comprar o 2 sem saber e sem ter o 1. kkkkkkkkk Gosto desta temática, acho bacana essa coisa de crianças e adolescentes serem "heróis". Não conhecia esse livro e gostei.
    Ah, sim! Capítulos curtos realmente são amor. rsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. A leitura parece ter sido boa. A trama é interessante e o fato de ser narrado em 3° pessoa me atrai. Porém no momento não estou muito animada em ler livros com protagonistas adolescentes, mas vou guardar a dica, quem sabe mais a frente não é?

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bom?
    Me interessei muito pelo livro. Adoro essa coisa de espionagem (já brinquei muito disso rsrs). Fico feliz que não seja daqueles espiões de sessão da tarde, pq... né kkkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar bastante dessa série, mas soube que não vão lançar o resto, você sabe se é verdade? Adoro livros de espiões, e nunca vi um focado em crianças e adolescentes. Também adoro quando os capítulos são curtos, parece que a leitura flui melhor, rs. Espero poder ler essa série e me divertir com ela. Beijos
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hey De :)
    Achei a premissa bem interessante e depois de sua resenha fiquei ainda mais fascinado pelo livro. No começo da resenha achei que se tratava de uma história parecida com os Jovens Espiões, mas pelo que li vai bem além disso.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro, optei por não ler a sinopse e acho que fiz bem (tendo em vista o primeiro parágrafo da resenha). Não estou muuito no clima de séries desse estilo, mas a obra chamou minha atenção. Pude perceber que o livro, apesar de ser um infanto juvenil, possuí temas mais maduros e que os personagens se superam (e muito!). Adorei o fato de que eles realmente são espiões DE VERDADE, com treinamentos e afins. Vou esperar a resenha do segundo :)

    Beijinhos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Eu não conhecia a série, mas fiquei curiosa para saber mais da história. Sua resenha soube expor os pontos positivos da narrativa e me deu vontade de ler a história desse garoto e dessa agência de espiões. Aliás, a premissa é bem criativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Dee, tudo bem???

    Não conhecia a série e confesso que fiquei muito interessada nesse enredo que você apresentou na resenha. Adoro livros que tem a espionagem com tema... independente que seja de crianças, adolescentes ou adultos... a proposta é muito boa... pegar crianças que ficaram órfãs para dar um rumo na vida delas sem esquecer dos estudo é bem válido... fiquei bem curiosa com a narrativa.... xero!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dee

    A séria parece muito boa, fiquei mesmo com vontade de ler,
    Recrutas crianças parecem uma ótima ideia hahaha

    Beijos
    aasleep.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já comprei várias vezes o segundo ou até terceiro livro de uma série sem saber. :/

    Sou apaixonada pelos livros da Fundamento, mas confesso que nunca tinha prestado atenção nessa série. Achei muito interessante, é uma abordagem diferente da espionagem, um tema que eu curto. Se eu já não tivesse tantos livros pra pedir pensaria em pedir esses dois... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Dee!
    Confesso que durante a sinopse eu pensei que o livro tratasse de algo do estilo Pequenos Espiões kkkk. Gostei muito da premissa e fiquei interessado na série, parece ser o tipo de aventura que eu me arriscaria a ler. Vou adicionar no Skoob para futuras leituras. Parabéns pela resenha.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Dee, sua linda, tudo bem?
    A vida nos orfanatos não deve ser fácil, então, alguém lhe dar a oportunidade de ter uma outra escolha, já chama minha atenção. E adoro livros juvenis. Ele parece ser uma criança especial, que amava sua mãe, então, se não tiver nenhuma conspiração por trás dessa história, tenho certeza de que ele será um herói. Adorei!!!!! Dica anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Denise.
    Gosto de livros juvenis, sempre trazem histórias cheia de aventura e envolvente.
    Gostei da proposta desse, treinar crianças como se fossem adultos para serem espiões, além do mais o trabalho gráfico tá fofo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Olá

    Eu achei a premissa da história bem curiosa e se eu tivesse a oportunidade de ler não hesitaria. Também gostei dessa foto que colocou do início do capítulo, dá pra ver um pouco da diagramação. Gostei bastante da capa e de saber que é narrado em terceira pessoa, mas o fato de ser uma série me deixa um pouco mais distante de começar a ler. Enfim, anotei a dica.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  23. Oiee, tudo bem?

    As vezes eu prefiro um livro em terceira pessoa, justamente por dar uma visão melhor da história. Adoro uma aventura. O Recruta parece ser um bom livro.

    Bjs
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. OIe,
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa e sua resenha. Parece ser uma aventura e tanto. Sem contar que a diagramação parece ser linda.
    Vou anotar a dica, quem sabe eu não tenha a oportunidade de lê-lo em breve?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi,

    A capa do livro não me chamou nenhum pouco a atenção, mas ao ler a resenhar e quando vi você falando que se trata de jovens espiões nada do tipo sessão da tarde, confesso que meu interesse aumentou mais ainda. Por ser em terceira pessoa creio que seja uma leitura bem abrangente e eu gosto disso... espero ler em breve.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Olá tudo bem?
    Achei a sinopse muito interessante e acabei me vendo fissurado por esse livro. A capa me lembra muito uma distopia que eu gosto, e a história me chamou muita atenção. Achei que o livro tem tudo para ser um dos meus favoritos e fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir