12 junho, 2015

Chimas Literário

  Heeeey, pessoal! Tudo bem???

  Este ano é O ANO dos projetos. Sim, o universo conspirou a meu favor e eu conheci pessoalmente a Ana Karina, do blog Da Literatura (não conhece ainda? clica aqui, poxa) e, desde então, conversamos diariamente sobre nossas vontades malucas de sair gritando para o mundo que amamos a literatura e que queremos obrigar todas as pessoas a lerem sugerir às pessoas os livros de que gostamos.
Outro ponto em comum entre a Ana Karina e eu é o AMOR POR COMIDA!!! Sim, gente, somos glutonas assumidas e temos orgulhos disso. Bom, isso só podia resultar em um projeto em que pudéssemos unir essas duas paixões: a literatura e a comilança (não é culinária não... é comilança MESMO!).
 
chimasbanner
 
  Eis que surge o CHIMAS LITERÁRIO, novo projeto desenvolvido pelos blogs Da Literatura e Sacudindo as Palavras, cujos objetivos são:
  • Incentivar a leitura
  • Compartilhar experiências leitoras
  • Divertir-se
  • Fazer amigos
 
  O Chimas Literário consistirá em encontros mensais ou bimestrais de pessoas queridas que amam ler, comer, encontrar amigos ao ar livre, dividir um espaço na canga ou esteira, tomar um chimarrão, declamar um poema ou citação, enfim... a ideia é promover um momento informal para discutir ideias sobre literatura, conhecer livros novos, indicar leituras e aproveitar o dia! Além disso, pensamos em abrir o espaço para fazer troca de livros e marcadores entre os participantes.
 

Por que “Chimas”?

  Bom, para quem não sabe, somos de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O chimarrão faz parte do nosso folclore e está presente no dia-a-dia de muitos gaúchos. É uma bebida proveniente da infusão da erva-mate, planta nativa das matas sul-americanas. É conhecido também como “mate amargo” e é considerado um símbolo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.
  Achei bem bacana essa citação do site do Movimento Tradicionalista Gaúcho (clica aqui), que explica a simbologia do chimarrão:
Podemos dizer, que o chimarrão é a inspiração do aconchego, é o espírito democrático, é o costume que, de mão – em - mão, mantém acesa a chama da tradição e do afeto, que habita os ranchos, os galpões dos mais longínquos rincões do pago do sul, chegando a ser o maior veículo de comunicação. 
 
  Então, gente, que “chimas” é um apelido carinhoso para o nosso querido chimarrão. Aqui em Porto Alegre, temos o hábito de encontrar os amigos e tomar um chimas na Redenção – oficialmente chamada de Parque Farroupilha.
  E nada melhor nos reunirmos nesse clima de amizade para falar de literatura, não acham? Então, vamos participar?
 

REGRAS:

  • Residir em Porto Alegre e/ou arredores (a não ser que você queira vir de longe para nos encontrar...);
  • Preencher o formulário de inscrição (este aqui)
  • Participar do grupo no Facebook, para acompanhar as combinações do piquenique – clique aqui;
  • Trazer um livro ou mais para discutir com o grupo e conforme a proposta do encontro;
  • Trazer um prato de salgado ou doce para compartilhar durante o lanche coletivo;
  • Trazer a própria bebida e aqui enfatizamos: é PROIBIDO levar bebida alcoólica para o piquenique;
  • Trazer guardanapo, álcool gel, lenço umedecido ou o que você quiser para limpar as mãos! (não vem encostar em livro meu de mão suja de bolo, hein? :P );
  • Trazer livros/marcadores para o momento de troca entre os participantes (caso queira trocar, ok?);
  • Ser gentil e não fumar no espaço do piquenique (nem todos fumamos, né?);
  • Trazer uma canga ou esteira para se atirar na grama!!!
.

IMPORTANTE

  • Em caso de chuva, o piquenique será transferido para outra data a combinar;
  • Todos podem participar desde que estejam a fim de contribuir para a formação de um espaço literário, amigável e divertido.
  • Os encontros deverão ser uma vez por mês ou a cada dois meses, dependendo das combinações do grupo e do clima porto-alegrense.
  • Horário e local de encontro serão sempre marcados no grupo do Facebook, então, fique atento!

   E quero aproveitar para convidar os gaúchos (ou quem quiser ) para comparecer no evento literário sobre Literatura Fantástica, que a Ana Karina e eu estamos organizando. Vai ter um bate-papo super legal sobre o gênero e é claro, muitos brindes para quem for.
  E para saber mais sobre o evento, basta clicar aqui, que você será redirecionado para a página do evento no Facebook e lá terá todas as informações.

  E aí, o que acharam desse novo projeto??? Qualquer dúvida sobre o projeto ou sobre o evento, basta deixar nos comentários.

Beijos e até mais!






~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

16 comentários:

  1. Oi Dee!
    Eita, muitos projetos <3 Adorei a ideia de vocês. Quem não compartilhar de paixão por comida? GENTE, COMER É MUITO BOM. Tem nada melhor nesse mundo não. Talvez livros, mas eu ainda amo comida :3 Achei a ideia de formular novas amizades excelente, mas no momento to super apertado no tempo então não vou arriscar participar. Quem sabe num próximo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Oooi!!

    Geeente mais um projeto! Espero ver todos seguindo em frente ao longo do ano.
    Acho muuuuito lindo essas amizades literarias que nos liga e nos traz mais conteudo ainda para o blog.
    Eu vi sobre o projeto pelo face e fiquei muuuito contente em vê-las trabalhando juntas <3
    Sucesso!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Ahh De!! Eu quero ir para Porto Alegre... bateu uma saudade *-*.
    Enfim, espero que o projeto seja um sucesso e que muita gente compareça e que seja sempre muito divertido e possa fazer novos amigos, além do mais falar da melhor coisa do mundo, literatura, e comer, também, o que é sempre muito bom. Quando eu for para Porto Alegre, eu aviso com antecedência para marcar um encontro quando eu tiver aai... rsrs.

    Sucesso sempre amiga!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  4. Ah que legal ^^ eu super apoio esse tipo de projeto viu!
    Espero que faça um super sucesso e quero ver uma postagem sobre como foi o primeiro encontro viu.
    se algum eu estiver na cidade vou ver se participo! ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    A única coisa que não curti nesse novo projeto é que ele não seja aqui em BH T__T. Adorei a ideia de envolver comida e leitura, afinal, tudo que envolve comilança está fadado ao maior de todos os sucessos HAHAHA. Achei o projeto bem organizado e adorei a iniciativa, só não curto muito piqueniques, prefiro juntar em um pub ou restaurante e discutir lá, quem sabe uma pizzaria e bastante coca cola? HAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Dee indona parabéns pelo projeto, pena que não moro em Porto Alegre, pois amo ler e comer kkk. Esses encontros são maravilhosos, além de novos amigos, falar sobre o que amamos é algo que dá prazer. beijos e sucesso

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Dee,
    amei a ideia de vocês, em promover um evento entre leitores e blogueiros e compartilhar suas paixões, ideias e é claro a comilança. rs
    Mas o nome, nossa eu achei bem intrigante ate você explicar o motivo, que logo apos, combina totalmente com a ideia desse encontro.
    Uma pena morar bem longe, não tão longe assim, mas paraná fica a alguns quilômetros, caso contrario eu com certeza marcaria presença.
    Já que não posso participar, ficarei no aguardo das fotos e do que rolou.

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  8. Oi Dee, tudo bem?
    Quantos projetos estão surgindo, espero que todos sejam sucesso. Infelizmente não moro em Porto Alegre, mas achei o máximo falar de comidas e livros, acho que não tem nada melhor, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Dee, esses projetos parecem ser bem legais, uma pena ser em outro estado se não eu estaria participando também *--* Achei bem criativo a escolha do nome <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante o projeto, tomara que bastante gente legal compareça aos encontros. Sucesso para vocês! Eu odeio chimarrão, rs... Apesar de ter participado por um tempo de um CTG ficava na roda, mas deixava minha vez passar... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Adorei a ideia do projeto e assim como vocês amo comer e não nego, problema é que a balança não fica muito feliz quando vou pesar. mas é sempre legal unir o útil ao agradável principalmente se tiver diversão.

    ResponderExcluir
  12. Que projeto legal! Pena que não posso participar porque sou do Rio, mas se um dia coincidir de eu ir praí visitar e ser a data do chimas, tô dentro. Falando nele, não conhecia esse apelido carinhoso, quando vi o banner fiquei bem curiosa e só depois lendo o post entendi. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, nobre autora!

    Bem que eu gostaria de comparecer. Acontece que moro em Curitiba, então vai ficar meio difícil...
    Quando marcarem um por estas bandas, não deixem de me avisar!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Deee!!!

    Ai que pena que não sou de Porto Alegre, tchê! Adoraria participar. Por quê moro tão longe? Mas quero acompanhar as postagens aqui. Adorei *o*

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  15. Já rolou o primeiro encontro? Mandei meu contato. Quero participar! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa, adorei a ideia!! Tb sou assim, fã de livros e comida, hehehehe... Uma pena que estou longe de Porto, em Caxias do Sul, até não é tanto, talvez conseguiria participar! :)

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir