08 junho, 2015

Resenha: 1Q84 - Haruki Murakami

Hey! Tudo bem?

Hoje eu vim falar de um livro que eu queria ler já tem muito tempo. Aproveitei o período em que não ia receber livros de parceria para lê-lo.


Foi um livro que me deixou boquiaberta e me instigou muito a terminar a trilogia.


Livro: 1Q84 (1Q84 #1)
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
ISBN: 9788579621802
Ano: 2012
Páginas: 432
Sinopse: Duas histórias em paralelo se cruzam numa história cheia de mistério e eventos surreais. De um lado, Aomame, uma assassina profissional, suspeita estar em um mundo paralelo. De outro, Tengo, um aspirante a escritor, se envolve com um projeto de reescrever um livro misterioso...



Personagens e narrativa:

Temos dois personagens principais: Tengo e Aomame. Ao longo do livro vamos desvendando quem eles são de verdade e o papel deles no livro. Eu gostaria de falar mais sobre as nuances da personalidade deles, mas tenho medo de estragar essa surpresa da descoberta. A narrativa foi muito "gráfica", muito visual pra mim, eu me via nas cenas em diversos momentos. Adorei a Aomame, adorei o fato de ela ser uma mulher forte e independente. Adorei o Tengo também. Adorei a escrita do Haruki, essa é a grande verdade. Ele mostra pra gente capítulo a capítulo todas as singularidades dos personagens e faz com que sintamos uma conexão com pelo menos um deles. Você se sente torcendo e temendo por eles.

A narrativa é em terceira pessoa, mas temos apenas os sentimentos e percepções do personagem do capítulo. Os capítulos alternantes fazem com que nós consigamos enxergar coisas que os personagens ainda demorarão a perceber e isso somado a empatia que eu senti por eles foi inquietante!


Projeto gráfico:

O projeto gráfico é super simples mas eficiente. Bom corpo de letra, boa entrelinha. As capas são lindíssimas!

Considerações finais:

Foi um livro que gostei muito, a proposta é sensacional. No início rolou um estranhamento com a narrativa mais fantástica do livro, aos poucos eu fui me adaptando e entrando no mundo criado pelo Murakami. A história é fascinante e vai te envolvendo de uma forma ímpar. Eu tenho medo de de falar muito sobre a obra e dar spoilers, pois é uma estória que é gostosa de desvendar junto com os personagens e ligar os pontos. A trama é tão intrincada que se torna até difícil explica-la em determinados momentos.

Estou ansiosa pra ler os restante dos livros, chega uma hora em que a realidade se mistura com a fantasia e você já não sabe mais o que pertence a qual mundo e isso foi magnífico.

Beijos e até a próxima!

~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

36 comentários:

  1. Oii May, tudo bem? :)
    Sabes o que me chamou mesmo à atenção assim que comecei a ler o post? As fotos, estão muito criativas, nunca tinha visto nenhum blogger a fotografar o conteúdo do livro por dentro desse ângulo e por isso gostei mesmo das fotos. Relativamente à resenha em si, está muito completa e bem redigida pelo que adorei o teu post. Fiquei curiosa... Dado o número de páginas demoras-te muito a lê-lo? Achei a história muito interessante embora nunca o tenha visto antes, fiquei curiosa para comprá-lo.
    Inspirei-me tanto com aquela frase que aparece em uma das páginas "(...) não se deixe enganar pelas aparências. A realidade é sempre única.". Enfim, ótima resenha.
    Seria uma honra para mim ter-te no meu blog também querida, se puderes passa lá ficarei muito grata! Beijo ♥
    Blog Alexandra's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D obrigada, Alexandra!
      Demorei um pouco sim, além das páginas eu demorei pois eu queria "absorver" mais a leitura, então me forcei a ir devagar rs.
      Obrigada pelo feedback, é muito importante pra mim.
      vou passar no seu blog ;)

      Beijinhos!!

      Excluir
  2. Olá!

    Eu queria muito ler os livros parados na estante, mas agora eu estou sofrendo com a sinusite, então está tudo atrasado por aqui :(
    Achei liinda essa capa e achei bem essa diagramação, pelo o que eu vi é bem bonita :D

    Fiquei curiosa em saber o que conseguiu te prender e te encantar dessa forma :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda!
      Eita, melhoraas ♥
      o livro é bem bonitão mesmo rs
      Então, tem que ler pra não estragar a surpresa, mas o suspense que ele te envolve é delicioso, espero não me decepcionar ao fim da trilogia.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi May, sua linda, tudo bem?
    Que capa diferente, eu não conhecia o livro, mas só por saber que a autora criou um universo fantástico, fiquei interessada. Agora o que me ganhou mesmo foi saber que você consegui se ver nas cenas, deve ser muito real, muito envolvente. Dica anotada.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila!♥
      Pois é, eu via as coisas acontecendo, muito bom, espero não me decepcionar com os outros livros, esse me pegou de jeito!

      Beijinhos,

      Excluir
  4. Olá May, esse é um dos livros que eu tenho que ler <3 Falam tão bem dele e de sua narrativa que eu nem sei porque ainda não o li *--* Gostei da sua resenha e espero que você traga a resenha dos demais livros.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Jéssica!
      Trarei certamente!!
      Leia, eu adorei! estou ansiosas pelos demais.
      Beijinhos,

      Excluir
  5. May eu sempre vejo esse livro em promoção e fico louca querendo comprar porque acho a capa um charme hahaha mas só agora tive a oportunidade de saber mais sobre ele.
    Adorei a proposta e acho que vou amar! Só fiquei com medinho dessa narrativa mais fantástica, porque também não esperaria uma narrativa assim. Mas já vou preparada ;D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhaha ainda bem que te avisei, Dreeh! ahahaha
      Eu fiquei um pouco desnorteada no início, mas depois.. ♥♥♥
      Beijinhos,

      Excluir
  6. Oi May.
    Sempre vi esse livro por aí em livrarias mas nunca tive a curiosidade em saber d que ele se tratava. Achei a premissa muito interessante e fiquei muito interessada em ler quando soube que a história traz um pouco de mistura de realidade e fantasia. Adoro livros que trazem isso e fiquei muito curiosa para saber mais deste.
    Adorei a sua resenha.
    Um beijo
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Carol! Obrigada!
      Eu quero ler mais literatura fantástica e esse foi um início maravilhoso! ehehhe

      Beijinhos,

      Excluir
  7. Quando a gente ama a escrita e os personagens, e consegue se conectar pelo menos a um deles, a leitura flui bem melhor. Nunca soube do que esse livro falava, e continuo não sabendo muita coisa, rs (obrigada por não dar spoilers), mas curti bastante o fato de que chega uma hora que a realidade se mistura com a fantasia. Vou querer ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Ju!
      De nada!
      A narrativa é tão complexa que seu eu falar demais já era rs é melhor o leitor encaixar o quebra-cabeça sozinho. rs
      Beijinhos,

      Excluir
  8. May eu amo fantasia, e adoro protagonistas fortes e destemidas pois dão mais emoção ao livro, estou bem curiosa sobre esses personagens e como a história de ambos irão se cruzar. Não conhecia o livro e está mais que anotada a Dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce! e eu estou ansiosa pela continuação ahahah
      veremos como se desenrola essa bagunça!

      Beijoss

      Excluir
  9. Oi May confesso que não sei muito sobre esse livro, e julgando pela capa eu não leria, mas depois de ler sua opinião e perceber o quanto essa história parece ser interessante eu acabei gostando, ainda assim não sei se leria, tenho muito receio de não curtir a narrativa, de qualquer forma quem sabe mais para frente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Ju!
      é uma narrativa bem diferente do que eu estava acostumada, tem que ir sem expectativas, rs
      beijinhos,

      Excluir
  10. A gêmea arrasa!

    Sabe que confio em você de olhos fechados né baby? Então daria uma chance ao livro, porque faz tempo que não deixo uma fantasia me levar. Outro ponto que me atraiu foram os personagens fortes e destemidos <3 Se quiser me emprestar, eu aceito! HAHAHAHH

    Beijos! Amo você :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua linda! ♥
      aahahahaha oferecida ahhaha
      amo vc tbm, gêmea

      Excluir
  11. May moça linda te confesso que e aprimera vez que ouso falar deste livro, e fiquei com vontade de saber mais muito boa sua resenha sobre o livro explicou deixando a gente com vontade de quero mais ahaha!
    Moças em deste blog posso pedir um favor e o meu primeiro vídeo sei que e chato pedir para alguém ver algo mais se vocês puder da uma olhada la e me dar ideias ou sugestão eu ia fica muito feliz em saber sua opinião!!!

    Video :https://www.youtube.com/watch?v=IdU41tXQhf8

    Também tem post novo no blog : www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada!
      vou olhar e comento ;)

      Beijinhoss

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Sempre quis ler esse livro, mas nunca tive a oportunidade, pois sempre acabo comprando outra obra no lugar. Gosto quando livros com essa temática trazem uma diagramação mais simples e pontos de vista alternados (não sou muito fã desse estilo de narrativa, mas em livros assim eu acho até necessário, senão ia ficar algo bem boring). Gostei dessa mistura de realidade e fantasia.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus!
      Já eu sou fã de narrativas alternadas! ahahha
      adoro perceber as nuances que compõem os personagens♥

      Eu sempre protelava a compra até que achei por uma barganha no Black Friday rs

      Beijinhos

      Excluir
  13. Oi, tudo bem? Gosto de livros que contam histórias paralelas que acabam se cruzando em determinado momento e com a narração em terceira pessoa, provavelmente facilita a compreensão do leitor com esse acontecimento. Gostei da sua resenha pois você falou pouco sobre o livro e ainda sim despertou curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Silvane :)

      Obrigada! Se decidir lê-lo me conte o que achou!
      Também adoro esse tipo de enredo/narrativa

      beijinhos,

      Excluir
  14. Oi May, tudo bem?

    Tenho curiosidade em ler o livro, mas, com certeza, ele seria um desafio para mim também. Que bom que você gostou da narrativa e pode desvendar a história aos poucos. Espero passar por essa mesma experiência em breve.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Kel!
      experimente! não custa nada eheheh espero que goste também!
      Um mega beijo,

      Excluir
  15. Oi tudo bom?
    To confusa quanto a história do livro porque você não falou muito sobre ela e eu queria saber mais '-'
    não sei se é uma leitura que eu gostaria pq a sinopse é mt curta e fala muito pouco, mas vou procurar outras resenhas pra me informar mais sobre a história ^^ pq a premissa me pareceu muito interessante.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Alice!
      é tudo tão intrincado que eu fico com medo de falar muito e dar spoiler rs.
      ahaha procura sim! vale a pena dar uma procurada e se jogar em 1q84 rs
      beijos!

      Excluir
  16. Oi May,
    Tenho uma amiga que é absolutamente apaixonada pelo Murakami, tanto que tatuou acho que o nome ou a capa de um dos livros no braço. Ela fala tanto que resolvi que lerei algum livro dele em breve.
    Agora, lendo sua resenha, tenho certeza que devo apressar a minha decisão, até porque já comprei IQ84. E essa coisa da realidade se misturar com a fantasia, meu deve ser demais.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* quero ver essa tatuagem, Tatiana! que máximo!
      Eu estou achando ele genial, vamos ver!
      Leia e me conte, sua amiga também vai adorar ahahha
      Beijinhos,

      Excluir
  17. Oi, May! Mesmo vc falando bem, o livro não me interessou. Pode ser essa pegada oriental ou essa coisa de mundo paralelo, realidade misturada à fantasia... sei lá, só sei que não desceu. E a capa também é simples demais, sou dessas que precisa de uma capa bonita pra querer ler. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giu!
      Acontece ahah eu acho o minimalismo da capa lindo ♥♥
      se mudar de ideia eu super indico a leitura!
      Beijinhosss

      Excluir
  18. Olá... tudo bem??
    Eu gostei da capa, mas a proposta do livro não chamou a minha atenção. A começar pelos nomes dificieis... eles não me arremeteram segurança em ler o livro até o fim sabe.... então prefiro não arriscar... Não curto muito fantasia... e pela o enredo, achei meio paradinho sabe... não sei não me atraiu mesmo. Xero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Diana!
      os nomes são difíceis pq o escritor é japonês, pra eles deve ser bem comum, não achei um empecilho pra fluidez da leitura.
      Se um dia mudar de ideia eu super recomendo a leitura.
      beijos,

      Excluir