16 junho, 2015

Resenha: Exótica - Loredana F.

Livro: Exótica
Autor: Loredana F.
Editora: Fundamento
ISBN: 978-85-395-0984-3
Ano: 2015
Páginas: 144
Sinopse: Marcela é uma adolescente como muitas outras, mas se acha feia. Não meio feia, mas uma “feia total”, como ela própria diz. Porém, em vez de chorar pelos cantos ou sonhar acordada com formas de mudar seu rosto e corpo, Marcela está pronta para mostrar, em um trabalho da escola, que os feios são muito mais belos do que se pensa. E mais: que não têm nenhuma razão para se esconder ou ter vergonha de si mesmos.

Enquanto isso, Roberto (que, por sinal, é um gato) acha Marcela linda. Aliás, linda é pouco – praticamente uma deusa. Será que existe alguma chance de uma “feia total” e um dos “bonitinhos da escola” escreverem sua história de amor?
Afinal, a vida não segue roteiros e nem tudo é o que parece ser... Não é mesmo?

   Em Exótica somos apresentados a Marcela, uma adolescente que se acha feia, ou como ela se define, uma feia total. Mas ela não é daquelas meninas que ficam se escondendo ou que ficam desejando mudar alguma coisa no seu corpo. E com a ajuda de sua melhor amiga Giorgia, que também se acha uma feia total por usar um aparelho ortodôntico bem diferente, elas resolvem fazer um trabalho mostrando que os feios são belos também, e que não precisa ter vergonha de ser do jeito que você é.
Feio é aquele que não sente orgulho de ser feio.

  E em Exótica também somos apresentados a Roberto, um garoto que faz parte da turma dos bonitos, que inclui o irmão de Marcela, e que sempre está preocupado com a sua aparência e nada mais. Só que quando ele vê Marcela pela primeira vez, ele a acha linda, e fica completamente apaixonado por ela, mas fica sem jeito de falar para ela.

  Mas será que tem alguma chance de uma feia total e um dos bonitos ficarem juntos?


  O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando a narrativa entre a visão de Marcela e Roberto. No ponto de vista de Marcela, podemos ver que ela é uma garota muito inteligente e que sempre está do lado de sua amiga Giorgia para o que der e vier. Já na ponto de vista do Roberto, percebemos como a parte "bonita" da escola é fútil e que só se importa com a aparência, festas e status.

  Me simpatizei mais com a Marcela, a garota que apesar de se achar feia, ela não fica fazendo mimimi, ela tenta tirar sarro disso. Gostei do modo de pensar dela, e do modo que ela encoraja a Giorgia a fazer as coisas e não ficar se escondendo, além de não ligar para o que os outros falam dela.   
  Já no começo da narrativa, achei o Roberto bem chato. Ele é um garoto que não ligava para ninguém e só para si mesmo, mas que com o passar da trama, ele mostra o garoto legal que ele realmente é, e que ele não é tão fútil como era no começo do livro. 


   A autora conseguiu deixar o livro o mais leve possível, o que faz com que nós, leitores, embarcamos na história logo na primeiras páginas, fazendo com que não seja quase impossível soltar o livro. A escrita é super envolvente, e a leitura é super rápida.

  O livro apesar de fininho, apenas 144 páginas, ele traz uma mensagem bem bacana. Durante a narrativa vemos o trabalho de Marcela e Giorgia fragmentado, mas a autora fez questão de colocar o trabalhos delas na íntegra no final do livro, o que gostei bastante também.


  Além da capa ser super bonita, o livro conta também com uma diagramação impecável. A editora está caprichando nesse quesito cada vez mais. O livro também possuí páginas amareladas e uma fonte num tamanho bom que facilita ainda mais a leitura. 

  Recomendo a leitura para quem procura algo leve, mas que possuí um conteúdo bem bonito. Aproveito para agradecer a Editora Fundamento pelo livro cedido para a resenha.

Beijos e até mais!






~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

9 comentários:

  1. Não conhecia esse livro da Fundamento, que capa e diagramação fofa.
    Adorei a temática, apesar de se sentir feia, a personagem quer mostrar que os feios também merecem uma chance, que são belos de sua forma.
    Amei o quote "Feio é aquele que não sente orgulho de ser feio."
    Meu único problema com os livros da editora é que eles costumam ser bem caros :( tem vários que quero mas deixo de comprar por isso.
    De qualquer forma, adorei a resenha e o livor parece ser do tipo que gosto. Se tiver a oportunidade, vou ler!

    Abraços,
    Andresa Dias
    http://leiturasefofuras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia esse livro da editora Fundamento.
    Muito bom sua resenha! Apesar se não ser meu estilo de leitura, gostei do fato dela não fazer "mimimi" por causa de se achar feia. Pelas fotos, da para ver que eles capricharam na diagramação. Livros chamam bem mais atenção quando capricham nesse quesito.

    Beijos
    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha. Ela se acha feia, mas poe a cara no sol haha sério cara, acho legal livros assim pq isso incentiva os adolescentes que leem e os demais a não ficaram chorando pelos cantos, a se sentirem felizes e ir a luta ^^
    a capa é mt legal :) se der pretendo ler.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi Dee, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas achei o enredo interessante. Não lembro de ter lido nada que houvesse personagens que se achassem tão feias, parece uma leitura divertida. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a capa quando vi. Parece ser um bom livro pra juniores e adolescentes que passam por essa situação, e teria sido de grande ajuda pra mim quando mais nova. Consigo ser um pouquinho assim, mas ainda preciso me assumir mais e debochar de mim menos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    ainda não li nada dessa editora, mas já vi varis comentários bem bacanas, tanto desse livro quanto de outros títulos rsrs, muito fofo essa diagramação
    Bjks
    Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi De, tudo bem? Achei a proposta do livro bem legal. É sempre bom mostrar que a beleza exterior não é a mais importante, e já gostei da Marcela, e do jeito que ela não se deixa abater, e não fica de mimimi porque não é bonita. Nossa, acho que no começo eu ia achar o Roberto bem fútil também, mas que bom que ele amadurece ao longo da narrativa.

    Adorei o detalhe da diagramação e achei bem legal ter a parte do trabalho no final.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  8. Oi Dee, tudo bem??
    Nossa que legal a temática desse livro, gostei.. fiquei curiosa para conhecer Marcela e a forma como ela da força a sua amiga Giorgia... eu sei bem como é esse sentimento de se sentir feio na adolescência... eu me sentia assim, mas depois que entrei no grupo de dança as coisas começaram a mudar e na época eu passei a olhar melhor pra mim... enfim, é uma leitura que me deixou muito interessada.... fora que pelas fotos a diagramação es´ta linda... fiquei mais apaixonada ainda. Xero!

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser bem bacana! A capa é linda demais mesmo! Acho esse assunto mto interessante, estas divisões que existem, preconceitos e como lidar com isso e não se abater, mto bacana, fiquei curiosa para ler!

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir