29 junho, 2015

Resenha: A Profecia de Samsara - Leticia Vilela

Olá, Excelentíssimos leitores. Tudo bem por aí?

Hoje eu trago a resenha sobre um ótimo livro nacional que recebi da escritora e do roteirista. 

O livro está entre um dos meus queridinhos e se enquadra na minha nova obsessão literária - que para quem não sabe é fantasia - e juntou com uma das coisas que eu mais gosto de conhecer e ler sobre: Índia ♥

Com um projeto gráfico primoroso e uma narrativa leve e cadenciada "A Profecia de Samsara" ganhou meu coração e não vejo a hora de ler mais sobre esse mundo.

Nesse livro temos um mundo totalmente diferente, mas que me lembrou um pouco A Bússula de Ouro - só pelo motivo de que os Devas tem um companheiro espiritual que vem para esse mundo e eles se tornam um só. Essea companheiro pode ter diversas formas, inclusive de animais. Dependendo da afinidade o Deva entra para a sua guilda correspondente. Espero ter sido clara, mas o livro é tão rico que você tem que ler e entender por si só.

Me peguei querendo desenhar os personagens diversas vezes *-*

Livro: A Profecia de Samsara
Autor: Leticia Vilela
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788565383912
Ano: 2014
Páginas: 256
Sinopse: A Profecia de Samsara - Quando o príncipe do Clã mágico dos Devas é assassinado, as suspeitas recaem sobre sua própria mestra, Draupadi. O irmão do príncipe, o jovem Arjuna, jura vingar sua morte e persegue a criminosa pelos reinos mágicos da antiga Índia. Draupadi inicia sua fuga ao lado de Asti, uma humana a quem chama de filha, que guarda um segredo em seu corpo desde que nasceu - uma maldição ancestral em forma de tatuagem, da qual procura desesperadamente se libertar. Todos os fatos fazem os destinos de Arjuna e Asti convergirem definitivamente, o que torna inevitável a concretização da temível 'Profecia de Samsara'.


Eu só não dei 5 estrelas pois em alguns momentos eu queria mais descrições :) mais detalhes sobre a cena, essas coisas.

PERSONAGENS E NARRATIVA


A narrativa é compartilhada, eu já disse o quanto eu adoro isso? :D
Temos o ponto de vista de vários personagens o que nos ajuda a montar melhor o quadro da trama, mas mesmo com todos os pontos de vista o livro é narrado em terceira pessoa ;) Com uma narrativa dinâmica e ágil o livro é leve e rápido de ser devorado, quando me deparo com livros assim eu sempre sinto que preciso de mais detalhes ainda mais em um universo tão fantástico. Mas a narrativa é boa e fluida em todo o decorrer da leitura.

Conhecemos o príncipe Arjuna que deseja se vingar de outra deva que assassinou seu irmão. - ele tem um ponto de vista no livro.

Draupadi, alvo da ira de Arjuna, uma deva muito habilidosa ♥ muito badass

Asti, filha de Draupadi que é apenas uma Alaya. - ela também tem ponto de vista.

Naguendra, mago Gaia não é muito fã  dos Ignis, principalmente de Arjuna.

Não preciso dizer o quanto adorei os nomes, né? ♥♥ A descrição dos personagens também é muito bacana, adorei. Realmente nos remetem aos deuses indianos, em sua compleição e tom de pele diferente. Já os gaias lembram mais a mitologia romana, grega e egípcia.


PROJETO GRÁFICO


Impecável! Logo no início temos um mapa  para nos situar no reino deva, devo ressaltar meu amor por livros com mapas novamente?

E em seguida temos todo o tipo de informação que possamos precisar no decorrer da trama. Eu tive que recorrer algumas vezes até me acostumar com alguns termos.

Nas aberturas de capítulo temos ilustrações lindíssimas, obras da Leticia Vilela e do Marcos Massao. A diagramação está limpa e eficiente, contrapondo de forma positiva com as ilustrações. Bom corpo de letra e entrelinhas e boa área de "respiro" -  Aquela margem que fica entre o texto e o fim da página ;)







SOBRE A HISTÓRIA E CONSIDERAÇÕES FINAIS


A história é bem interessante, fala sobre uma antiga profecia que pode trazer a destruição do mundo como é conhecido e dos Devas. Pelo que compreendi, esse livro faz parte de um projeto chamado RedLuna que poderá ser multiplataforma, os livros vão falar sobre cada raça existente nesse mundo fantástico e como elas se relacionam - arte conceitual para card game ♥- no total serão 4 livros. Os cenários são incríveis e a escrita envolvente.

Fiquei encantada com o mundo apresentado, a riqueza de detalhes que temos no início do livro é um grande indicador do que teremos de coisa boa pela frente. O fato de saber o que vai acontecer, por causa da linha do tempo, só aguça sua curiosidade pra saber o motivo e como acontece. É uma leitura super indicada, sempre que uma leitura nacional dessa qualidade me pega de jeito eu fico orgulhosa. Achei uma ideia bem original, gostei dessa "fuga" de vampiros convencionais, do universo criado e estou bem ansiosa para saber como essa história irá se desenrolar. Durante a leitura, eu até saquei o que ia acontecer, em alguns momentos, mas tenho que ressaltar que o final me deixou boquiaberta e ansiosa. Sinto que preciso de mais do mundo dos Devas :) mais imagens, mais textos e contos. 


Beijos e até a próxima!

~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

11 comentários:

  1. Oi May!
    Eu também sou apaixonada por livros de fantasia, mas nunca li nenhum sobre a Índia! Achei muito interessante a proposta da autora de nos transportar para a mágia Índia antiga. Já anotei na minha lista!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi May, caramba eu só consigo olhar e pensar sobre esse projeto gráfico, ficou LINDO!! Muito difícil ver livros nacionais com um trabalho lindo assim, fantasia é um dos meus genêros favoritos, sempre me salta aos olhos. Achei demais, gostei também do enredo que mistura profecias com a magia da índia, adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Oi May, tudo bem?

    Eu também recebi esse livro e vou ler em breve. Fico feliz que tenha gostado, assim fico bem mais animada em ler. Dei uma olhada na diagramação do livro é tá bem bonita. Espero gostar quando ler. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  4. Olá May, esse livro parece ser bem legal, acho que vou indicar para o meu irmão ele ama a trilogia Fronteiras do Universo *-* A diagramação do livro esta bem legal e eu gostei da ideia de ter uma linha do tempo mostrando os acontecimentos...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Também adoro narrativa compartilhada, e pelas fotos deu pra ver que o livro está maravilhoso! Achei muito legal essa ideia da linha do tempo, mas não leria o livro. Na verdade essas narrativas com culturas diferentes dificilmente me atraem, acabo não curtindo muito a leitura.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi May, eu também gosto muito da cultura indiana... desde que li a série A Maldição do Tigre me apaixonei pela cultura e seus costumes... tenho uma vontade imensa de conhecer um pouco mais e esse livro parece uma boa pedida... pela sua descrição a leitura é rica e intensa... Xero!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi May.
    Só pela parte gráfica já desejei esse livro, que perfeito, muito caprichado.
    Adoro fantasia, e a narrativa compartilhada colabora pra que o enredo se torne mais envolvente e ele ainda trata de outras culturas, claro que aceito e anoto essa dica nacional.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Ola May estou com esse e-book e preciso ler, meninas que ilustrações lindas hein, a premissa do livro já havia me conquistado, espero gostar da leitura assim como você. A capa está muito bonita . O fato de ser narrado por vários personagens nos da mais visão sobre toda a história. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Nooooooossa, May! Que diagramação linda!!!! Adorei os detalhes e o cuidado deles com a estética do livro.
    Também adoro narração intercalada, mas já não curto fantasia. Não me lembro de ter lido nada sobre cultura indiana, mas é algo que me interessa bastante. Se fosse de outro gênero, podia dar uma chance.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Gente que capricho!!! Adorei todo o cuidado com a diagramação.
    Estou querendo muito o livro agora...rs
    Fiquei super curiosa sobre a trama e estou desesperadamente querendo me envolver neste mundo fantástico. Foi para a lista dos desejados.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  11. É sempre bom receber indicação de leitura nacional de qualidade. Eu já tinha ouvido falar sobre a parte gráfica desse livro e preciso concordar que está incrível! Adoro fantasia e sei tão pouco sobre a India.. seria uma grande oportunidade.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir