14 julho, 2015

Resenha: A 5ª Onda - Rick Yancey

Livro: A 5ª Onda (A quinta onda #1)
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
ISBN: 978-85-395-0664-4
Ano: 2013
Páginas: 368
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou escuridão.
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
 Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie m ninguém.
Agora A QUINTA ONDA está começando...
Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão?
Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar.

  Em A 5ª Onda somos introduzidos ao um mundo pós-apocalíptico onde está acontecendo uma invasão alienígena. Mas essa invasão é divididas em Ondas (não literalmente ondas, mas ondas no sentido de etapas). Na 1ª Onda apagaram-se as luzes. Na 2ª Onda começou a arrebentação. Na 3ª Onda veio a pestilência. Na 4ª Onda o Silenciador. E agora Cassie tem que enfrentar a 5ª Onda, que ninguém sabe o que é.

Você sabe dizer quem é o inimigo, Cassie? p.80

  Cassie, de Cassiopeia, é uma garota de 16 anos que se vê sozinha, em busca de seu irmão Sammy depois que A Chegada aconteceu. A Chegada é quando a nave mãe dos et's apareceu no céu e as Ondas começaram. Sammy foi levado e Cassie tenta, ao máximo, conseguir cumprir a promessa que fez a Sammy e ao mesmo tempo, tenta não ser descoberta pelos Outros (et's).

  No meio dessa jornada, Cassie conhece Evan Walker, mas será que é seguro confiar nele? Será que ele vai ajudar Cassie a enfrentar tudo para cumprir a promessa feita a Sammy? Só lendo para descobrir!


  O livro é dividido em 8 partes e em cada parte o livro é narrado por um personagem diferente. Além do ponto de vista da Cassie que é nossa personagem principal, temos a visão do Sammy, de um Soldado e um Silenciador. Mas todas as partes são narradas em primeira pessoa, exceto uma que é narrada em terceira, e isso faz com que o leitor entenda melhor o que acontece em vários pontos da história.

  A escrita é cheia de detalhes, o que faz com que a leitura seja um pouquinho arrastada. Arrastada não pelo fato de ser ruim, mas sim porque o leitor precisa absorver tudo o que está acontecendo.

 O autor soube escrever um livro para quem gosta ou não de histórias que contenham invasão alienígena. Rick aborda vários assuntos que o foco principal não são os et's e sim as necessidades que o ser humano tem e o modo com ele vai se comportar numa situação dessas. E o autor soube bem dar essa humanidade para os personagens que você tem a sensação de estar dentro da história com eles.


  Apesar do livro ter uma continuação, a história foi muito bem amarrada. No início, já somos introduzidos no meio do caos, mas com o avanço da narrativa, os personagens vão nos contando o que aconteceu antes, quando tudo começou e como que eles foram parar ali, e isso é muito bom para entender as coisas que vão acontecer durante o livro.

  Uma coisa legal que eu gostei no livro é que o autor não avisa quem está narrando o capítulo, nós que temos que descobrir quem narra durante a leitura. Nos primeiros capítulo que isso ocorreu, eu me senti meio confusa, mas depois você se acostuma e logo você já consegue distinguir em está narrando.


  A capa está simplesmente linda! Além da diagramação que está simples, mas muito bem feita, não encontrei nenhum erro e a fonte é de um tamanho bom para a leitura.

  Não quis me aprofundar muito na história, porque o livro é cheio de detalhes e tenho medo de acabar dando detalhes demais e estragando a história para vocês. Mas recomendo muito a leitura, você irão se surpreender com a trama. Espero que O Mar Infinito seja tão bom quanto foi A 5ª Onda, e espero também que ele se torne um dos meus queridinho como aconteceu com esse livro incrível! Agradeço a Editora Fundamento por ter cedido o livro para a resenha.

E se vocês ainda não leram, tão esperando o que para embarcar nessa história incrível?!


Beijos e até mais!

~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

12 comentários:

  1. Super amei seu post! Te espero no meu blog, super beijos <3

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola Dee eu sou daquelas que não gostam de alienígenas, mas sua resenha me conquistou assim como todos os elogios sobre o livro, a capa está linda. Fiquei bem curiosa com relação a essa devastação . Em breve teremos o filme e quero ler o livro antes. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dee!!
    Eu não sou muito fã de distopias, acho que o mercado literário já está um pouco saturado desse tema! Mas sua empolgação pelo livro me deixou com vontade de ler!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Dee, tudo bem?

    Eu quero muito ler esse livro (é uma série né?), só li resenhas positivas e que me fizeram querer desesperadamente ler essa história. Adoro uma boa distopia. Vai ter o filme desse livro, né? Se não me engano vai ter sim. Adorei a resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  5. Oi Dee!
    Esta na minha lista ler esse livro desde o ano passado. Quero muito conhecer a história da Cassie. Além de ser um livro distopico, o que já me agrada em muito, as resenhas que vi dele desde que foi lançado são sempre muito positivas e a trama parece muito atrativa. A meta é lê-lo antes do filme, porque eu preciso D: Então acho que de novembro / dezembro não passa.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Dee, esse livro parece realmente ser incrível, além de uma historia bem legal parece que o autor soube como conduzi-la *--* Espero lê-lo antes de o filme ser lançado <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Dee, te entendo. É muito ruim resenhar um livro quando os detalhes fazem toda a diferença!
    Ganhei esse livro um sorteio da editora e desde então ele está aqui na estante pedindo para ser lido. Pela sinopse e pelo que você contou, a história parece incrível! E o que esperar desse filme? Só quero que 2016 chegue logo hahah

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Realmente é muita coisa para absorver, mas isso não tornou a leitura arrastada para mim não. Achei a narrativa bem ágil e o livro me prendeu desde o início. Também achei difícil falar da história sem entregar algo importante... Espero que goste de O mar infinito, eu amei os dois!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Dee, A 5ª onda está na minha lista da maratona de inverno! Assim como na sua resenha, a maioria das pessoas fala super bem, ainda não tinha lido/ouvido ninguém falando que a história era amarrada, isso é um ponto que me deixa tranquila, eu estou um pouquinho traumatizada com séries que deixam tudo solto para te obrigar a ler o resto -.-

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Todo mundo fala tão bem desse livro, que sempre que vejo uma resenha ou recebo uma indicação fico morrendo de vontade de ler. Contudo, estou num momento onde evito começar séries novas que ainda não foram finalizadas e parece que a Fundamento deve demorar um pouco para terminar de lançar aqui no BR. Adoro livros de ficção que envolvam aliens *__*

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    cara vc não tem noção de como eu sou apaixonada por uma escrita detalhada, e todo mundo fala tão bem dessa série que eu não sei porque ainda não comecei a leitura.
    fiquei super empolgada com a sua opinião e a série tem uma premissa muito louca. espero gostar assim que começar a ler.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Pedi esse livro e tô ansiosa pra ler. Não faz o meu gênero, mas depois de tantas resenhas positivas achei que valia a pena sair da caixinha e tentar. Acho que meu problema maior vai ser o lance de ET. rsrsrs Tomara que eu seja mais uma engrossando o coro de que o livro é mesmo muito bom.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir