05 agosto, 2015

Resenha: Coraline - Neil Gaiman

Livro: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 85-325-1626-2
Ano: 2003
Páginas: 160
Sinopse: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

    Em Coraline, somos apresentados a Coraline, uma menina de acaba de se mudar, com seus pais, para uma casa antiga. A casa é tão grande, que ela foi dividida em apartamentos, onde seus vizinhos, com suas histórias moram. Nessa casa tem um grande pátio onde Coraline sempre se aventura. Mas chega um dia que ela não sabe o que fazer que resolve contar quantas coisas tinham naquela casa. Ela descobriu que a casa possuía: 153 coisas azuis, 21 janelas e 14 portas. Mas uma das portas dava para uma parede de tijolos, mas nem sempre está parede está lá.

  Contos de fadas são a pura verdade: não porque nos contam que dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton) pg: 7
  Em certa noite, Coraline escuta um barulho na casa e descobre que a parede de tijolos atrás da porta sumiu. Ela resolve entrar e acaba em um mundo muito parecido com o seu, mas muito melhor. Lá a comida é mais apetitosa, os pais, que são iguais ao seu, só que com uma diferença, são mais carinhosos, as coisas mais divertidas, mas Coraline deve fazer uma coisa, digamos que macabra, para poder ficar nesse mundo. Mas é aí que ela começa a perceber que esse mundo não é tão bom quanto ela imaginava, e que vai custar muito para ela sair dali. Mas será que ela conseguirá voltar para os seus pais? Será que ela vai conseguir ajudar seus novos amigos a se livrarem desse mundo? Será?


  O livro é narrado em terceira pessoa, o que faz com que o leitor tenha uma visão muito maior da história, o que fez com que a narrativa ficasse ainda mais envolvente. Coraline é uma personagem que cativa logo nas primeiras páginas. Ela é uma garota muito inteligente e perspicaz. Além de outros personagens secundários que complementam muito bem a história.   


  Apesar desse livro ser voltado para um público mais jovem, o livro pode ser lido por adultos. Apesar que eu não recomendaria a leitura para crianças, já que o livro tem cenas bem fortes para esse tipo de público.

 Neil Gaiman sabe muito bem colocar em suas histórias elementos que a deixam a narrativa envolvente e empolgante. A leitura de Coraline foi muito fluída, além de que me prendeu de tal forma, que só consegui largar o livro depois que vi o final.


  Sobre a diagramação do livro, não tem o que reclamar. A capa está linda, além de remeter bem a história do livro. O livro também conta com algumas ilustrações  que dão um toque a mais durante a leitura.

  Adorei poder me entregar novamente a narrativa do Neil Gaiman que está virando um dos meus autores favoritos. Recomendo a leitura para pessoas que gostam de livros que tenham aquele ar de mistério, além de pessoas que adoram se perder em uma narrativa completamente envolvente.

  Esse foi o primeiro livro que li na Maratona Literária de Inverno, que acabou não dando certo. Vou fazer um post sobre isso!

Beijos e até mais!






~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

18 comentários:

  1. Não conhecia o livro mas gostei da resenha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia!!! É o segundo livro que leio do Neil Gaiman e a escrita desse homem é incrível!
      Obrigada! <3
      Beijinhos

      Excluir
  2. OLá!

    Sempre vejo resenhas para essa obra e as pessoas sempre dizem que mesmo sendo um livro infantil, há cenas mais "pesadas". Eu acho um enredo uma graça e fiquei muito feliz que tenha te prendido do inicio ao fim.
    Gostei dessas ilustrações no meio do livro isso enriquece a obra.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Sim, apesar de ele ser classificado para um público mais jovem, acho que a leitura não é adequada por conter cenas mais fortes. O enredo é muito bom!
      Linda, né? Tem várias ilustrações durante a leitura.

      Beijinhos <3

      Excluir
  3. Ola Dee lindona eu assisti a esse filme e amei, nossa protagonista estra em dois mundos foi muito retratado, assim como o poder da liberdade, em uma casa havia regras, na outra toda a liberdade. Confesso que depois de assistir o filme, não vou ler o livro. As ilustrações estão lindas. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii lindona!!!
      Eu ainda não assisti ao filme, mas fiquei com muita vontade de assistir depois que li o livro.
      Você não vai ler? Leia, sim! É muito bom!!!
      As outras ilustrações são lindas também!

      Beijinhos <3

      Excluir
  4. Oi, Denise! É engraçado o quanto esse livro é atemporal. A primeira vez que o li estava mais ou menos na oitava série e fiquei um pouco assustada com a narrativa. Eu não lia muitos livros na época eu realmente achei que era bem infantil ou algo do tipo. Hoje em dia já li com uma visão diferente e mesmo assim não deixei de gostar. <3
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Neil <3. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, pois ele e Deuses Americanos são os livros que mais quero ler do Neil, também não vi o filme, mas estou doido para ler e ver *__*. Achei a ideia desse novo mundo "atrás da porta" genial e a diagramação muito bonita. Fiquei com mais vontade de ler.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dee, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas a premissa dele é muito legal e fiquei curiosa a respeito do livro. Muito bom saber que a narrativa é envolvente a protagonista encanta nas primeiras páginas, isso só anima a gente ler, né? A única coisa que não gostei foi a capa, mas percebi que ela remete a história, então isso é bom. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com um pouco de receio por causa dessa coisa macabra que ela tem que fazer, mas faz tempo que tenho curiosidade de conhecer essa história. Tenho o livro aqui, mas ainda não tive coragem de abrir e começar a ler... rs... Mas adoro livros que realmente nos envolvem e que têm protagonistas cativantes, acho que vou tentar ler logo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Dee, ainda não li nada do autor, mas achei a história bem parecida com a do desenho, que por sinal eu adoro. Com certeza quero ler o livro e saber mais detalhes sobre a história de Coraline.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro sempre me intrigou porque dizem que ele é forte mesmo, mas ele é juvenil. Oi? haha
    Eu já li um livro do autor e ainda não descobri se é uma leitura para mim ou não. Então estou passando outros livros dele.

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  10. Oi Dee,

    Livros infanto-juvenis com uma pegada de mistério e uma narrativa completamente envolvente realmente me conquistam e creio que vale muito o investimento. Gostei de conhecer mais esta trama que está indo para minha lista de desejos.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Dee, tudo bem??
    Que pena que a maratona de inverno não tenha dado certo.
    Eu gosto muito de livros que envolvem mistérios... esse parece ser dos bons ein.... curti a premissa do livro, parece uma história que prende até o fim...assim que eu tiver a oportunidade vou querer ler com todas a certeza, até porque tenho ouvido muitos elogios sobre a escrita do autor... xero!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dee, sua linda, tudo bem
    Eu acho que existe uma animação, salvo engano, sobre essa história. Ela parece ser um pouco macabra sim, mas acho que tem uma moral. Pelo o que percebi, esses outros pais tentaram seduzí-la justamente com o que ela sentia falta em sua vida, isso para mim, por si só, já é um alerta: deve ter algo de errado do outro lado. E você malvada não quis contar, risos... Quero ler esse livro e descobrir o que é. Suar resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://twitter.com/CilaLeitoraVora

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh Coraline <3

    Morro de curiosidade de ler esse livro. Vi o filme e adorei, mas tenho vontade de conhecer a história mesmo. Imagino mesmo que a leitura não seja a ideal para crianças. O filme já é meio dark, né?! Achei a capa bem feinha, mas... e nem me fale em maratona de inverno. Dos 12 que eu separei, se eu li 3 foi muito huhahua o resto foram todos fora da meta.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ser um livro mega falado, nunca tinha visto resenha dele. Quero ler por ser uma referência, não porque faz meu estilo. E preciso conhecer a escrita do Neil Gaiman.
    Essa questão do público-alvo é bem subjetiva mesmo, porque eu gosto de livros infantojunvenis, mas é bom ter esse cuidado de não entregar o livro nas mãos de uma criança.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Olha, eu vi o filme desse livro e minha nossa ele é muito tenso!
    Fiquei pensando "isso é realmente pra criança?" Na época não sabia do livro. A capa é bem macabra hahaha mas me dá uma enorme vontade de lê-lo. Não sabia das ilustrações haha o/
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir