03 agosto, 2015

Resenha: Vango - entre o céu e a Terra | Timothée de Fombelle

   Hey, excelentíssimos leitores, tudo bem

  Hoje eu vim falar do livro excelente que eu li este mês. O livro se passa na segunda guerra mundial e mistura personagens reais com fantasia. Acho muito interessante livros que se passam nesse período histórico. Um livro extremamente visual com uma narrativa deliciosa. Uma das melhores leituras que fiz no momento.


"Existem pessoas neste mundo que nunca saberemos de onde vêm nem para onde vão"





Livro: Vango - Entre o céu e a terra (Volume #1)
Autor: Timothée de Fombelle
Editora: Melhoramentos
ISBN: 978-85-06-07748-1
Ano: 2015
Páginas: 360
Sinopse: Vango - Entre o Céu e a Terra - Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Personagens e narrativa:


  Vango é o personagem principal do livro. Ele tem 19 anos e está para se tornar padre. Ele cresceu em uma ilha isolada e ninguém sabe quem ele é e de onde veio pois apareceu nessa ilha por volta dos 4 anos com sua babá, após um acidente.

  Mademoiselle, a babá de Vango, é uma figura tão doce que só tenho suspiros  rs ♥

  Eu adorei a Ethel, menina de espírito livre, apaixonada por Vango desde nova.

  Temos A Gata, personagem misteriosa que também cruzou o caminho de Vango.

  Entre outros personagens incríveis e complexos que vão montando essa trama deliciosa. O que acontece é que esse livro é tão bem escrito que os caminhos se encontram e as tramas da estória vão se entrelaçando.

 Eu gostei da forma como o livro foi escrito, como as tramas dessa enorme colcha de retalhos vão se remendando e de uma forma extremamente bem executada você vai conhecendo os personagens e a estória do jovem Vango.

Projeto Gráfico:






  Esse projeto gráfico está lindíssimo. No início achei que seria estranho ler um livro com letras cor bordô, mas não foi nem um pouco. Em alguns momentos eu até via as letras pretas (o vestido é azul e preto ou branco e dourado!? ahahaha). A 2ª e 3ª de capa são lindas.

  As capitulares e as divisões das partes estão ótimas. Boa entrelinha, o corpo de letra não é muito grande, pode desagradar alguns. Papel offwhite. A capa me pareceu um pouco mais fina do que o convencional, mesmo sendo em cartão 250g/m².No final tem a "História dentro da história" que é um apêndice repleto de imagens e explicando o contexto em que o livro se passa e falando dos personagens reais que aparecem no livro.

Considerações finais:




  Eu achei um livro excelente, repleto de reviravoltas, super bem escrito. Eu demorei um pouco para entrar na narrativa, mas é exatamente o tipo de narrativa que vem me agradando, extremamente visual e com certa poesia.

"Eles tinham dado provas de muita compaixão para com os dois órfãos. E nada como a compaixão para se sentir um pouco proprietário das pessoas..."

  O livro fala de um momento histórico muito delicado e repleto de conflitos, narrado em diversos pontos de vista. O livro termina em um cliffhanger (*Aquele "gancho" que cria um suspense que só vai ser solucionado no próximo livro) arrebatador que vai te deixar enlouquecido pela continuação.

  É um livro apaixonante e eu acredito que vale muito a pena ser lido em todas as idades. Por mais que seja um infanto-juvenil e o personagem principal tenha 19 anos a narrativa é bem madura. Ele é repleto de significado.

Beijos e até a próxima!






~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

15 comentários:

  1. Lembro do lançamento desse livro que tinha me encantado pelo booktrailer mas não consegui comprar.
    Acho que mesmo com essa demora para entrar no clima, a leitura parece ser ótima.
    O projeto grafico está maravilhooooso <3
    Eu adorei as fotos!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi May!
    Eu adoooro romances históricos, mas prefiro histórias que se passam em um passado ainda mais distante: no século XVIII ou XIX. Mas a Segunda Guerra também é um tema muito legal e riquíssimo em histórias. Adorei a diagramação do livro e fiquei muito animada em saber que o livro também traz fotografias. Já está na minha lista de must-have =D

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, May! Já li Vango e ainda não sei exatamente o quanto gostei desse livro. Sinceramente achei a historia bem extensa e detalhista ao extremo. Gosto de detalhes, mas nesse livro sinto como se ele andasse andasse e andasse e nunca chegava em lugar nenhum. Também quero ler o proximo volume principalmente para saber as respostas de diversas perguntas que ficaram.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Esse livor reúne tudo o que eu mais gosto, fantasia, personagens bem desenvolvidos, uma narrativa bacana e um projeto gráfico de deixar qualquer um babando. Contudo, uma coisa me desanimou muito, e foi o fato de não ser um livro solo. Estou meio que cansado de séries e mais séries, trilogias e duologias, etc... Quero livros solos, de maneira que eu possa ler, me divertir e ter uma conclusão, sem ter que ficar esperando meses para saber o que acontece (isso quando sabemos, pois tem editora que simplesmente desiste de publicar o resto da série ¬¬). Gostei muito do que falou sore a obra, mas acho que vou passar a dica.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ótimo, mas esse final me mata hahahah
    Ainda bem que quem irá ler é minha amiga. O projeto gráfico dele realmente está arrebentando, mas se essas letras bordo iriam me atrapalhar ou não, só lendo para saber rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi May, tudo bem?

    Eu recebi esse livro recentemente e vou ler em breve, fico feliz que tenha gostado porque estou com grandes expectativas em relação a ele. Adoro livros que tenham ambientação em guerra.
    Enfim, super feliz de ler sua resenha e espero que eu goste também. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi May, sua linda, tudo bem
    Ai, você me deixou curiosa com suspense arrebatador que irá nos deixar ansiosos pela continuação. Todo mundo só elogia esse livro, não vejo a hora de ler, principalmente porque parece que ele é bem ambientado, como adoro história acredito que irei me identificar muito com ele. E gostei de saber que o texto é rico em significados.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi May, tudo bem?

    O livro parece ser uma aventura deliciosa. O projeto gráfico é mesmo lindo. Fiquei curiosa para ler. Espero gostar tanto quanto você.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. May lindona li tantas resenhas positivas desse livro que não vejo a hora de ler A premissa já havia me chamado atenção com tantos pontos positivos em sua resenha não posso deixar de ler. A diagramação está linda . Essa mistura de suspense e aventura já me conquistou .beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá May, esse livro parece ser muito bom e ainda pela resenha que li é bem ambientado no período *-* Gostei das imagens que mostram que a parte gráfica esta bem feita e no começo deve se diferente mesmo ler um livro com letra em cor bordô...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Pelo que já li do livro, achei ele bem visual mesmo. Acabei interrompendo a leitura por causa do enorme número de personagens, mas pretendo me concentrar nele no fim de semana, mesmo tendo me desanimado um pouco por causa do cliffhanger. O projeto gráfico está lindo, e amei a cor da letra desde o início! rs...

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi May, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, e gosto de livros que misturam a realidade e a ficção, mas a sinopse não me atraiu muito. Entretanto, a diagramação do livro está muito bonita, e achei essa última parte "a história dentro da história" bem legal.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  13. Oi May,

    Pelo que você mostrou, o projeto gráfico está realmente lindo. Gostei muito da premissa do livro e tenho certeza que vou gostar de lê-lo. Quanto a ser infanto-juvenil, eu faço parte da galera que ama este gênero e acho que mais pessoas deveriam ler, pois tem muitos ensinamentos para o leitor e para compartilhar com as pessoas do seu entorno.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??
    Bom eu não curto muito histórias que envolvem guerra, acho meio cansativo a narrativa... e infelizmente peguei antipatia por esse livro.... nossa todos os lugares que eu lá estava ele piscando... não é a temática que curto ler e se fala tanto desse livro que me sinto enjoada só de pensar nele o que é uma pena porque tenho lido muitos elogios... mas não pretendo ler... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom? Eu amo histórias de guerra! Sempre me emociono. Principalmente por saber que realmente pode ter acontecido. Quantas histórias diferentes devem ter sido formadas na guerra. Eu estou com o livro aqui em casa e estou esperando o momento certo para ler <3 Fiquei com medo de ler a resenha e soltar algum spoiler ahahha ainda bem que não. Só me deixou com mais vontade de ler :D
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir