06 junho, 2016

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

Livro: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-301-5
Ano: 2013
Páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

  Extraordinário conta a história de August Pullman, ou se preferir, Auggie. Um garoto de 10 anos, que tem uma deformidade facial rara que nem os médicos sabem ao certo o que aconteceu de fato com o rosto dele.
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

  Por conta dessa deformidade, Auggie teve que se submeter a diversas cirurgias desde que era um bebê, e por conta disso ele estudava em casa com sua mãe, até que ela decide que está na hora que ele deve frequentar uma escola de verdade. Assim Auggie vai para a Beecher Prep, onde cursará o quinto ano com outras crianças que não estão "adaptadas" com o seu rosto, e August terá que enfrentar isso, o que não será nada fácil.



  O livro é narrado em primeira pessoa por diversos pontos de vistas, onde cada um dos oito capítulos são narrados por um personagem diferente. Os personagens que narram essa história maravilhosa são: o próprio August, Via (irmã mais velha de Auggie), Summer (uma menina super legal que se senta com o August na hora do almoço, e que acaba por se tornar a melhor amiga dele), Jack (colega de classe de August, que no começo da história é incumbido pelo o diretor da escola a ser amigo de August e ajudá-lo a se adaptar), Justin (namorado de Via) e Miranda (melhor amiga de Via, que conhece o August desde que ele era um bebê).


  O livro é incrivelmente bem escrito. R. J. Palacio nos trás ensinamentos maravilhosos sobre não julgar alguém pelo o que ela aparenta, e sim, pelo o que ela é. Palacio aborda o tema de uma maneira leve, fluída, fazendo que os leitores não se desgrudem do livro, o que justifica eu tê-lo lido em uma tarde.
  O livro também nos emociona. Auggie é um personagem forte, cativante, um exemplo de pessoa a ser seguido, que faz os leitores o amarem logo no início da história. Os personagens secundários também não ficam para trás, eles são muito bem construídos, assim como o Auggie, e deixam a trama ainda mais perfeita.


  Acho que a maioria das pessoas já devem ter lido esse livro, e para quem não leu, está esperando o que para ler? Se pudesse, ficaria horas e horas elogiando esse livro lindo! Extraordinário realmente é extraordinário! Ele com certeza é um dos meus livros favoritos da vida! E todos deveriam lê-lo, não importa a idade.

Beijos e até mais!






~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

3 comentários:

  1. Esse livro é um amorzinho! Todos deveriam ler!
    Amei a tua resenha <3

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Mas vou me obrigar a ler em breve.

    ResponderExcluir