12 junho, 2016

Resenha: Garota Exemplar - Gillian Flynn

Livro: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-290-2
Ano: 2013
Páginas: 448
Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississipi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

  Garota exemplar conta a história do casal Amy e Nick. No quinto aniversário de casamento, Nick volta para casa e encontra a casa toda revirada, sinais de luta e nada da sua esposa. Amy simplesmente desapareceu sem deixar rastros do que poderia ter acontecido com ela. Tudo indica se tratar de um sequestro, por isso Nick chama a polícia rapidamente, mas todas as pistas que a polícia encontra acabam apontando para apenas um culpado: Nick.

"As pessoas querem acreditar que conhecem as outras. Pais querem acreditar que conhecem seus filhos. Esposas querem acreditar que conhecem os maridos." pg: 106

  Mas Nick alega ser inocente, apesar de suas atitudes cada vez mais esquisitas e da história diferente da que é contada no diário de Amy. Mas será que Nick é mesmo inocente apesar de todas as pistas apontando para ele? O que aconteceu de fato com Amy? Ela está viva ou morta? Só lendo para saber!


  O livro é narrado em primeira pessoa com os pontos de vista se alternando entre Nick e Amy (as primeiras partes narradas por Amy são anotações de seu diário), o que faz com que o leitor tenha uma ampla visão da história e sobre o que está acontecendo e o que aconteceu com o casal depois do sumiço de Amy.

  Intrigante e envolvente, essas são as palavras que definem esse livro. O leitor não consegue escolher um lado para "apoiar", uma hora nos vemos completamente envolvidos por Nick até que ele começa a mostrar para o leitor o seu verdadeiro caráter, assim como acontece com Amy. O leitor não sabe quem é o certo e quem é o errado na história, e isso é brilhante na escrita da Gillian Flynn.


  Eu me vi completamente envolvida com o livro, não conseguia para de ler e a cada capítulo eu me via cada vez mais intrigada com a história. Como eu disse acima, eu não conseguia me decidir de qual lado eu estava: do de Nick ou de Amy.

  Os personagens são muito bem desenvolvidos, a mente de Amy é brilhante e surpreendente, assim como a de Nick. O leitor fica chocado com o que eles são capazes de fazer com o avanço da leitura.


  O livro é lindo! Acho a capa original muito bem feita, apesar de ser simples. Mas acho que essa simplicidade que a deixa extremante linda. A diagramação é bem simples, com a fonte em um tamanho bom para a leitura.

  Se você ainda não leu Garota Exemplar se prepare para que esse livro mexa com a sua cabeça. A leitura é extremamente envolvente e você não vai conseguir para até ler a última página. Recomendo!

Beijos e até mais!







~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

3 comentários:

  1. Parece ser um bom livro
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderExcluir
  2. Oiiii
    Gillian Flynn é uma maravihosa! Amo demais esse livro!!! O filme é maravilhoso também, que não leu, LEIAAAAA!
    Amei a resenha <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu quero muito ler esse livro, apesar de já ter visto o filme e saber que vai estragar um pouco a minha leitura, mas mesmo assim eu quero ler. Espero gostar.

    ResponderExcluir