15 agosto, 2016

Resenha: A Garota no Trem - Paula Hawkins

Livro: A Garota no Trem
Autor: Paula Hawkins
Editora: Grupo Editorial Record
ISBN: 978-85-01-10465-6
Ano: 2015
Páginas: 378
Sinopse: Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d'água, pontes e aconchegantes casas.Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.

  A Garota no Trem conta a história da Rachel, uma mulher na casa dos 30 anos, que acabou se divorciando após tornar-se alcoólatra. Ela acaba indo morar na casa de uma amiga do tempo de faculdade e para fingir que tudo está indo bem, após ela perder seu emprego, Rachel continua com a sua rotina normal "indo trabalhar" todas as manhãs. Assim, todos os dias, Rachel pega o trem das 08h04 da sua cidade do interior para Londres.

  No trajeto, que ela conhece tão bem, Rachel fica observando a paisagem até que o trem para em um sinal vermelho. E é nessa parada que Rachel fica observando a casa de número 15, onde moram um jovem casal que Rachel passa a chamar de Jess e Jason. Ela começa a criar, em sua cabeça, uma vida perfeita para esse casal. Até que um dia, o trem faz a mesma parada no sinal vermelho e Rachel de sua janela acaba testemunhando uma cena muito chocante.

" Não sou mais só uma garota no trem, indo e vindo sem motivo ou propósito. Quero que Megan reapareça sã e salva."

  Dias depois de presenciar essa cena, Rachel acaba descobrindo que Jess, que na verdade se chama Megan, está desaparecida. Rachel não consegue deixar de lado e esquecer o que aconteceu, então ela acaba indo na polícia e diz o que viu. Mas isso não basta para ela, Rachel acaba se envolvendo nas investigações cada vez mais, e não só isso, mas acaba se envolvendo na vida de todos os envolvidos no caso.  


  Como alguns bem sabem, sou meio que fissurada por thrillers e A Garota no Trem era um livro que me chamou a atenção desde o seu lançamento. Ainda mais quando tem uma citação na capa dizendo que se você tinha gostado de Garota Exemplar, você iria devorar A Garota no Trem. Como sou apaixonada por Garota Exemplar, essa citação logo me chamou  a atenção. Mas já adianto, não se levem por essa citação, A Garota no Trem não chega aos pés de Garota Exemplar, aliás, não achei nenhum livro de thriller que foi melhor que ele. Mas reparem que digo que não chega aos pés e isso significa que o livro não é ruim, pelo contrário, é muito bom.


  A Garota no Trem é narrado em primeira pessoa, mas tem três narradoras: Rachel, que é nossa protagonista, Megan e Anna. À primeira vista, as três mulheres não tem nada em comum, mas com o passar da história, vamos acompanhando como a vida das três vai se entrelaçando. E isso é um diferencial muito grande na história.

  O livro vai te introduzindo na história aos poucos e chega uma hora em que você não consegue mais desgrudar do livro. A Paula Hawkins começa deixando a história um pouco clichê, para que no final ela acabe jogando uma bomba em seu colo. Confesso aqui que, essa bomba não foi tão surpreendente para mim, mas calma que vou explicar. 

  Quando leitores estão acostumados com o gênero e se identificam com ele, como eu, nós acabamos criando várias teorias para o livro durante a leitura e foi isso o que aconteceu comigo. Chegando no final eu comecei a suspeitar sobre quem e o que tinha acontecido, por isso acabei dando quatro estrelas. Mas eu ter decifrado o que ia acontecer antes não estragou o modo como o livro foi encerrado e isso foi muito bom, pois não estragou a leitura.


  Outra coisa que chama bastante a atenção no livro é o modo como a autora construiu os personagens. Ela conseguiu deixar todos eles muito humanizados, como se realmente eles existissem de verdade e isso faz com que o leitor se sinta parte da história também.

  Então A Garota no Trem é uma leitura recomendada para quem gosta de thrillers e para quem quer conhecer. Lembrando que o livro vai ganhar uma adaptação cinematográfica, que chega aos cinemas em novembro. Depois que eu terminei de ler o livro eu corri para reassistir ao trailer e vi todas as cenas que tinham no livro nele, então minhas expectativas para o filme estão bem altas. E para quem não viu o trailer, deixo ele abaixo.




Beijos e até mais!

~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

18 comentários:

  1. Confesso que ler o livro não está me chamando tanto a atenção, mas o filme está muito tentador para mim, não sou muito fã do gênero da leitura mas estou me encantando pelos filmes, quem sabe o próximo passo não seja o livro né? Nunca se sabe. Ótima resenha por sinal. Adorei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu simplesmente amei esse livro, todo o suspense da obra e o desfecho foram excelentes. Estou ansiosa pelo filme.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Só ouço falarem bem desse livro, mas ainda não me interessei por ele nem um pouco, pra ser sincera.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito conhecer a narrativa desse livro, assim que fiquei sabendo sobre adaptação minha curisidade aumentou, gosto de Thriller psicológico. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que tenho vontade de ler esse livro, com certeza é uma leitura muito empolgante. Sua resenha me deu mais vontade de ler. Dica anotada para ler logo logo e que venha o filme. Beijoos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu to louca pra ler esse livro, ainda mais que o filme ja ta pra chegar e nao para de surgir coisas do filme, eu to com medo de pegar um mega spoiler!!!
    Gostei do jeito que aprensentou o livro, acho que me deixou ainda mais com vontade de ler logo, sei que vou ficar louca e amar mto hahaa.
    A capa está linda demais.
    Vou ler com certeza.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Oiii Denise, como vai?
    Confesso que o que eu quero mesmo é assistir ao filme <3 o livro eu não tenho muito interesse não, parabéns pela resenha incrível mesmo <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. A cada resenha que leio desse livro eu fico mais curiosa.
    Não tinha visto o trailer do filme, nossa preciso ler logo o livro hahaha
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não sou muito fã do gênero em livros, mas o filme tem chamado bastante minha atenção.
    Porém, gosto de ler aos livros antes de assistir a adaptação quando sei de sua existência, então talvez eu o leia.
    A capa chama muito a minha atenção e fico curiosa para saber o desfecho dessa investigação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO esse livro. AMO. Achei as reviravoltas incríveis e muito bem boladas. Eu tô louca pelo filme e torcendo pra que não caguem na adaptação kkkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii, Dê!
    Consegui o livro no sebo. Estou louca para ler, gosto muto desse suspense que vai até o final ou quase no final! Espero ser surpreendida.
    Não gosto desse trailer, muito confuso para mim! haha
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oie
    nossa, eu necessito ler esse livro, parece ser uma leitura muito legal, espero poder em breve e com certeza antes de sair o filme hahaha adorei sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, adoro um bom suspense e quero ler essa obra o quanto antes...a adaptação parece que será incrível.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. eu tenho curiosidade com esse livro,mas acredito que vou acabar assistindo o filme antes mesmo de lê-lo... amo livros do gênero, e faz tempo que leio algo que possa me deixar vidrada a fim de descobrir o desfecho...
    espero gostar... bjs ^^

    ResponderExcluir
  15. Denise, não tenho curiosidade nessa leitura porque não gosto de thillers.
    Mas gostei da sua empolgação, ainda mais vendo as cenas do livro no trailer.
    Espero que o filme preencha suas expectativas também.

    ResponderExcluir
  16. Gosto do suspense! recentemente tive uma postagem no blog com essa diferença entre cinema e literatura. Realmente, algumas adaptações se igualam aos livros. Quero muito ler o livro, depois assisto ao filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Denise!
    Gostei da sua resenha.
    Eu estou louca para ler esse livro e só tenho lido coisas positivas sobre ele, e ainda tem o filme que eu quero muito assistir. Mas sei que se assistir o filme primeiro vou acabar não lendo o livro.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu gostei de tudo e é simplesmente viciante. Cheio de tramas e reviravoltas que, sem dúvida nenhuma, vale a pena.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir