18 setembro, 2016

Resenha: Os Bons Segredos - Sarah Dessen

Livro: Os bons segredos
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-76-3
Ano: 2015
Páginas: 408
Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.


  Os bons segredos conta a história da Sydney, uma garota que cresceu sempre à sombra do irmão mais velho, Peyton. Ele sempre foi o queridinho da família e cresceu cheio de regalias e mimos, até que ele entrou no ensino médio e começou a se envolver com más influências. Um dia, voltando de uma festa, Peyton que estava bêbado acaba atropelando um garoto e o deixando em uma cadeira de rodas para sempre. 

  Os pais da Sydney tentam de tudo para livrar a cara do filho mais velho, mas acaba que Peyton vai preso e é obrigado a pagar pelo crime que cometeu. Mas os pais não conseguem enxergar o filho como um criminoso e que ele não tem culpa de deixar outra pessoa paralítica. Mas a Sydney consegue.

Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que podem nos reconstruir.

  Sydney que sempre se sentiu invisível, agora se sente ainda mais solitária. Assim ela decide mudar de escola para tentar seguir sua vida de uma forma diferente, sem o rótulo de "irmã do cara que atropelou outro garoto". Então ela acaba conhecendo Layla e a sua família, os Chatham, onde ela encontra a aceitação de todos. E é nesse meio que Sydney vai encontrar seu lugar no mundo, além de muito amor e amizades verdadeiras.


  Como Os bons segredos foi o meu primeiro contato com a escrita da autora. Eu comecei o livro com as minhas expectativas muito baixas pois eu já tinha visto algumas críticas negativas e também porque uma amiga tinha abandonado o livro. Então estava bem preparada para o que estava por vir e o que veio até que me surpreendeu.

  O livro é narrado em primeira pessoa pela visão da Sydney e no começo achei ela bem chata e sem voz para nada. Com o avanço da leitura, comecei a entender os seus motivos, mas mesmo assim, em algumas partes, eu não conseguia entender porque ela não reagia e não falava o que a estava incomodando. 


  Mas posso dizer para vocês que outros personagens começaram a me tirar do sério e a Sydney começou a me cativar. Assim como Layla e a sua família, eles são simplesmente incríveis! Layla é aquela personagem que tu quer ter como amiga, assim como a sua mãe. Mas voltando aos personagens que me incomodaram, vou dar o exemplo da mãe da Sydney, pois muitas vez eu tinha vontade de entrar no livro e sacudir aquela mulher para ver se ela parava de ser tão idiota.

  Outra coisa que me incomodou foi o final que a autora deu para o amigo de Peyton, que vivia incomodando e assediando Sydney e que ninguém via nada de mau nele. Sério, acho que o final que ele teve foi muito simples para o que eu esperava e isso me incomodou demais.


  Mas tirando isso, a autora conseguiu escrever uma história bem interessante e fluída. A narrativa da Sarah Dessen é bem leve e a leitura se torna bem rápida. E já estou com outro livro da autora me aguardando e espero gostar também.

  A edição está bem bonita e não encontrei nenhum erro. Recomendo para quem gosta de livros que abordem temas como amizade e problemas familiares.

Beijos e até mais!

~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

Um comentário:

  1. Adorei a resenha! Senti até vontade de pegá-lo novamente.
    Blog maravilhoso amooooooo

    ResponderExcluir