12 setembro, 2016

Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Livro: Por Lugares Incríveis
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-57-2
Ano: 2015
Páginas: 336
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


  Por Lugares Incríveis conta a história de Violet Markey e de Theodore Finch. Violet tinha uma vida perfeita: vários amigos, namorado e até um blog de sucesso que escrevia em parceria com a sua irmã. Mas as duas acabam sofrendo um acidente de carro e a irmã de Violet acaba falecendo. Violet acaba se sentindo culpada pelo ocorrido e acaba abandonando e se afastando de tudo e de todos, pois ela não sabe como vai seguir em frente depois de tudo o que aconteceu.

  Já Finch tem uma vida nada perfeita. Cada semana ele é um "Finch diferente", se comportando, se vestindo e fazendo o que dá na telha. Com esse comportamento, ele acaba sempre se metendo em confusão, o que faz que os valentões da escola o chamarem de "aberração". Para completar e piorar a situação, Finch tem sérios problemas familiares, além de ter que lidar com a depressão, o que faz com que ele pesquise diversos métodos de como cometer suicídio.

Porque todos vamos morrer um dia. Eu só quero estar preparado.

  Mas suas vidas acabam se cruzando de uma forma inusitada. Em uma das tentativas de cometer suicídio, Finch acaba subindo até a torre do relógio da escola onde acaba encontrando Violet prestes a pular. Violet ao ver Finch acaba ficando paralisada e ele acaba ajudando ela a sair dali. Mas o destino acaba ligando eles ainda mais quando os dois tem que fazer um trabalho de geografia juntos, que consiste em visitar lugares incríveis do estado onde moram. Assim eles acabam encontrando vários lugares especiais, além de Finch encontrar em Violet uma pessoa com quem ele pode ser ele mesmo. E Violet uma forma de continuar seguindo em frente.


  Vocês sabem quando você não dá nada pelo livro? Então, aconteceu comigo! Eu comprei esse livro totalmente pela capa, que remeteu muito a minha infância. Lembro de brincar na escola com aqueles brinquedos da capa e adorava demais! Então minha primeira impressão quando eu vi esse livro foi de querer ter ele logo na minha estante.

 Então comprei e como não costumo ler sinopses, acabei abandonando o livro na estante, até que foi anunciada a vinda da autora para a Bienal do Livro (tem post da bienal, caso vocês queiram ver, basta clicar aqui e aqui). Então eu finalmente coloquei esse livro na minha TBR e foi o primeiro livro que li no mês de agosto e foi o livro que simplesmente acabou comigo.


    O livro é narrado em primeira pessoa, com os capítulos se alternando entre os pontos de vista da Violet e do Finch. Violet é uma personagem que eu demorei um pouco para me apegar, mas que com o andamento da história, eu fui percebendo e sentindo o que ela sentia e cada vez me afeiçoando mais a ela.

 Já Finch eu me apeguei logo de cara! Ele é daqueles personagens que por fora é todo durão e metido a forte, mas que por dentro é muito frágil e que precisa que a gente cuide. Essa era a minha sensação com ele. Eu tinha vontade de tirar ele do livro e abraçá-lo e dizer que tudo ia ficar bem e que eu iria cuidar dele.

  A Jennifer Niven conseguiu criar um livro maravilhoso e ao mesmo tempo destruidor! A autora consegue pegar o nosso coração, apertar e cortar ele em pedacinhos e isso é incrível, pois mostra que o livro é tão bom que ele consegue mexer com as suas emoções.

  O assunto que a Jennifer aborda no livro é super delicado e ela mostra isso de uma forma tão aberta para o leitor que não tem como não se sentir dentro da história. E ela faz isso de um modo tão natural e fluído que não tem como tu deixar o livro de lado. Ela também consegue criar um cenário muito realista, pois ela fez uma grande pesquisa sobre os lugares que Violet e Finch visitam no livro e alguns deles existem de verdade.


  Como eu disse logo no começo da resenha, a capa é simplesmente maravilhosa! Os detalhes do livro também estão lindos e a revisão está muito bem feita! Aqui aproveito para agradecer a Ellen, por ter conseguido autografar o meu exemplar <3

  E para terminar eu só tenho a dizer que o livro é impressionante! E que se você for ler, prepare-se para o final, porque é de deixar qualquer um em posição fetal por algumas horas ou até dias. Posso dizer que o impacto que eu tive foi de dias, pois depois que li esse livro, eu simplesmente não conseguia ler outra coisa de tão maravilhoso que Por Lugares Incríveis é. Muito mais que recomendado.

Beijos e até mais!

~ Não esqueça de seguir nossas redes sociais ~

4 comentários:

  1. Olá Denise, tudo bem? :)
    Sabes o que mais amo no teu blog? A variedade de livros que nos apresentas é incrível, talvez por seres do Brasil, eu quase nunca conheço os livros que falas por isso fico sempre com mais um para adicionar a minha wishlist. Adorei este livro, parece ser uma história incrível e gostei imenso da resenha por estar tão completa deixas-nos realmente a saber sobre o que se trata o que é incrível pois odeio ler uma review de algo e continuar sem saber se devo ou não adquirir tal artigo! No teu blog, cada coisa que leio já quero hahahah Amei o post!
    Beijinho ♥
    Alexandra's World

    *Se quiseres passar no meu blog também, tenho um post novo e ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falarem muito bem desse livro, apesar de contarem também que ele é meio triste, e não gosto de livros assim :P
    É bom e ruim essa sensação de não conseguir ler mais nada depois né? é bem quando as histórias nos causam impacto, principalmente se for positivo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Todo mundo que leu diz que amou esse livro, então estou meio receosa de ler e não gostar, mas lendo a sua resenha a minha vontade aumentou muito e acho que vou pegar para ler em breve.
    Como sempre, amei suas fotos <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise, tudo bem? Acabei de conhecer teu canal e teu blog e estou encantada. Quero muito ler "Por Lugares Incríveis", mas acabo sempre deixando de comprar, todo mundo fala bem e acha muito triste, tenho medo de ler livros assim por que sempre tenho ressaca literária. Gosto muito de livros com essa temática depressão/suicídio. Adorei também saber o que achou do livro e que bom que foi favoritado. Beijo!

    https://sobrelivroseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir